A partir de 29 de julho, as cidades de Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS) passam a receber a tecnologia de 5G. As três regiões atendem aos requisitos necessários para a implementação da faixa de 3,5 GHz, conhecida como o 5G "puro".
De acordo com o especialista Fernando Malaquias, líder da sping off Thingable - braço do Grupo Concert Technologies focado em IoT- para receber 5G serão necessários aparelhos habilitados para operar nas novas frequências que foram leiloadas em 2021 pela ANATEL. "A principal mudança do 4g para o 5g é a capacidade de envio de dados. No 4G, a taxa média de transmissão é de 13 Mbps até 80 Mbps. Já no 5G a capacidade de entrega é de 1 Gbps até 10 Gbps. Um ganho muito grande! Quase 100x mais rápido. Para usar a nova tecnologia é necessário adquirir aparelhos compatíveis", conta Fernando.
Com a novidade, o mercado de smartphones segue aquecido. A consultoria GK levantou que as vendas de smartphones compatíveis com a tecnologia 5G cresceram 230% no Brasil entre janeiro e maio de 2022 na comparação com o mesmo período do ano passado.
Com o mundo cada vez mais digitalizado, Fernando vê boas perspectivas em relação à tecnologia. "Aumentará, de maneira considerável, as experiências digitais que já temos em diferentes contexto, como por exemplo na velocidade de envio de dados e conteúdos dos nossos dispositivos móveis (aumento substancial na velocidade para fazer o upload e o download de dados). Tal aumento desta capacidade permitirá a conexão entre vários dispositivos simultaneamente", conta.
5g e o impacto na tecnologia
As "Cidades Inteligentes", que são aquelas que usam diferentes tipos de sensores eletrônicos para coletar dados e usá-los para gerenciar recursos e ativos eficientemente, tal aumento da capacidade permitirá a implantação em grande escala de soluções de IoT. "Como por exemplo, gerenciamento do tráfego, iluminação pública, estacionamentos, segurança, coleta e melhor logística do lixo, entre outros", explica Fernando.
Dentro do conceito 5G, muitas empresas conseguirão evoluir ainda mais em suas inovações, como é o caso da Concert Technologies, que possui a sping off thingable! - uma plataforma IoT de alta performance em nuvem, que ajuda empresas e pessoas no desenvolvimento de aplicações, de forma simples, rápida e intuitiva. "Para nós o 5G trará impactos bem positivos. Tanto pela maior capacidade de comunicação (primeiramente nos grandes centros urbanos, e a medida que a infraestrutura estiver sendo instalada nas demais regiões), será permitida uma conexão com tudo e com todos, viabilizando assim muitas aplicações de IoT, que podem ser desenvolvidas através dos recursos da nossa plataforma IoT", conta o fundador e Presidente do Grupo Concert, Angelo Fares.