A Safra 2025/26 já começou para o Grupo Batatais, que controla as unidades Usina Batatais, em Batatais (SP), e Cevasa, em Patrocínio Paulista (SP). A colheita teve início no dia 31 de março na Usina Batatais, e no dia 7 de abril na Cevasa, com expectativas positivas para este novo ciclo agrícola que deve se estender até o final de novembro, totalizando cerca de 230 dias de moagem.
Neste ano emblemático em que a Usina Batatais comemora seus 40 anos de fundação, a empresa projeta moer 3,7 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Já a Cevasa deve atingir 2,46 milhões de toneladas, somando uma moagem conjunta superior a 6,1 milhões de toneladas.
A produção estimada para o ciclo 2025/26 é de 10.927.295 sacos de açúcar de 50 kg e 179.744.000 litros de etanol, reforçando a relevância industrial das unidades. A Cevasa ainda prevê a comercialização de 113.385 MWh de energia elétrica, reforçando seu compromisso com a geração de energia renovável.
Quatro décadas de história e inovação
Fundada em 1º de março de 1985 sob o nome de Destilaria Batatais Ltda., a empresa passou a se chamar Usina Batatais em 1992. Inicialmente dedicada à produção de etanol, diversificou sua atuação a partir da safra 93/94 com a fabricação de açúcar.
Ao longo dessas quatro décadas, a companhia investiu fortemente em tecnologia, expansão agrícola e eficiência industrial. Em julho de 2021, o grupo adquiriu a Central Energética Vale do Sapucaí Ltda. (Cevasa), ampliando sua atuação no setor sucroenergético paulista.
Hoje, o Grupo Batatais emprega cerca de 3.800 colaboradores entre as duas usinas, com forte presença no desenvolvimento econômico e social das regiões onde atua. A empresa mantém como pilares a responsabilidade social, o respeito ao meio ambiente e o compromisso com a segurança de seus trabalhadores.
Durante o ano de 2025, diversas ações comemorativas como eventos, programas internos e homenagens estão programadas para marcar os 40 anos da Usina Batatais, celebrando sua trajetória de crescimento sustentável e contribuição para o setor sucroenergético nacional.