Como escolher o fertilizante ideal para sua planta?

Por Valter Casarin

Como escolher o fertilizante i

Por Valter Casarin

Surpreendentemente, fertilizantes para plantas domésticas e gramados não são muito populares entre os jardineiros. No entanto, plantas e gramados que recebem a dose certa desse componente são mais saudáveis ​​e crescem mais rápido. Os fertilizantes são numerosos e sua composição muito variada, e, quando usados ​​incorretamente, eles podem fazer mais mal do que bem.

Fertilizantes são nutrientes adicionados às plantas quando aqueles naturalmente presentes no solo não estão em quantidade suficiente para permitir o crescimento ideal dos vegetais. A grande maioria dos fertilizantes contém três nutrientes principais:

Nitrogênio (N), necessário para o crescimento das plantas verdes;

Fósforo (P), necessário para o crescimento saudável das raízes e brotos;

Potássio (K), fortalece a resistência das plantas a doenças e pragas, mas também promove a floração, a frutificação e a rigidez do caule.

É possível usar fertilizante mineral para as diversas plantas do seu jardim ou escolher entre uma ampla variedade de fertilizantes naturais, também conhecidos como orgânicos. Alguns deles vêm em forma líquida, enquanto outros estão em forma de grânulos.

Os fertilizantes granulados têm algumas vantagens porque duram mais e são absorvidos pelas raízes e não pelas folhas. Por outro lado, fertilizantes líquidos podem ser pulverizados diretamente nas folhagens e são ideais para áreas onde nutrientes adicionais são necessários.


Não importa se você usa um fertilizante mineral ou orgânico, você precisa estar ciente da proporção de nutrientes. Por exemplo, um bom fertilizante para gramado, ou seja, com a proporção correta de nutrientes, promoverá um gramado saudável. Fósforo e potássio são essenciais para a formação de um novo gramado. Como as raízes ainda não estão prontas para tolerar um crescimento significativo da parte superior, é preciso ir com calma na aplicação de nitrogênio. Assim, certifique-se de escolher um fertilizante com baixo teor de nitrogênio, mas com alto teor de potássio e fósforo. Embora normalmente seja mais caro, esse fertilizante é necessário para um gramado recém-plantado.

Para gramados já estabelecidos, escolha um fertilizante rico em nitrogênio, mas, pobre em fósforo e potássio para obter um resultado exuberante. Um gramado saudável não precisa de grandes quantidades de potássio ou fósforo. Caso esteja danificado, aumentar o teor de potássio pode ajudar a limitar os danos e fortalecê-lo. Nesse caso, recomenda-se utilizar fertilizantes ricos em nitrogênio e potássio, mas pobres em fósforo.

A proporção de nutrientes de um fertilizante é indicada no verso da embalagem, com as porcentagens de potássio, fósforo e nitrogênio sendo indicadas. Por exemplo, se o rótulo da embalagem apresentar 30-10-20, isso significa que o fertilizante contém 30% de nitrogênio, 10% de fosfato e 20% de potássio.

Os números atribuídos aos nutrientes no fertilizante representam sua concentração. Um fertilizante com fórmula N-P-K de 20-5-5, por exemplo, contém quatro vezes mais nitrogênio do que fósforo e potássio. A concentração dos três nutrientes em um fertilizante 20-20-20 é o dobro daquela de um fertilizante 10-10-10. Esses números podem ser usados ​​para determinar a quantidade de fertilizante a ser aplicada ao solo.

Agora que você sabe o que significam os números na embalagem do fertilizante, você deve entender por que N-P-K é tão importante. Para prosperar, todas as plantas precisam de nitrogênio, fósforo e potássio. Uma planta morrerá se lhe faltar um ou mais destes nutrientes.

As necessidades minerais variam dependendo das plantas e do seu estágio de desenvolvimento (desenvolvimento foliar, formação de brotos secundários, floração, frutificação, dormência, etc.). Você pode fertilizar suas plantas o ano todo, com uma condição... que elas estejam crescendo! Se sua planta estiver dormente, deixe-a sozinha e espere para aplicar fertilizante.

As plantas de interior, diferentemente das plantas de exterior, são cultivadas em vasos. As plantas se alimentam dos nutrientes encontrados no nosso solo. Entretanto, alguns ingredientes encontrados em solos de plantas de interior (por exemplo, perlita, turfa de esfagno) não contêm nenhum nutriente. É aqui que o fertilizante é útil. Sim, uma planta ainda pode viver sem fertilizante. Mas ela ficará muito mais em forma se você lhe der um pouco!

Para descobrir se seu solo é fértil, você precisa fazer uma análise química do solo. Essa ação pode ajudar você a avaliar o pH do solo e diagnosticar quaisquer deficiências de nutrientes. A análise do solo pode ajudar você a determinar o nível de acidez e fazer os ajustes necessários. Amostras de solo podem ser coletadas em qualquer época do ano, e geralmente esse procedimento é feito uma vez por ano ou conforme a necessidade


*Valter Casarin, coordenador geral e científico da Nutrientes Para a Vida é graduado em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias/UNESP, Jaboticabal, em 1986 e em Engenharia Florestal pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"/USP, Piracicaba, em 1994. Concluiu o mestrado em Solos e Nutrição de Plantas, em 1994, na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz". Recebeu o título de Doutor em Ciência do Solo pela École Supérieure Agronomique de Montpellier, França, em 1999. Atualmente é professor do Programa SolloAgro, ESALQ/USP e Sócio-Diretor da Fertilità Consultoria Agronômica.

Notícias relacionadas
© Os impactos do tarifaço no agronegócio responsável

Os impactos do tarifaço no agronegócio responsável

© IA no agronegócio: como assistentes e agentes inteligentes revolucionam o campo

IA no agronegócio: como assistentes e agentes inteligentes revolucionam o campo

© Logística: como a tecnologia impulsiona o crescimento do setor?

Logística: como a tecnologia impulsiona o crescimento do setor?

© A logística a favor da distribuição local de fertilizantes

A logística a favor da distribuição local de fertilizantes

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook