Show Safra, um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro, realizado anualmente em Mato Grosso, reúne especialistas e autoridades para discutir oportunidades e desafios da exportação de grãos. Neste ano, o evento contou com a participação de diversos profissionais do setor e foi palco de uma importante ação promovida pelo Ministério da Agricultura: a Caravana do Agro Exportador.
Uma das atrações da caravana foi a palestra da diretora do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agropecuários da Secretaria de Defesa Agropecuária, Edilene Cambraia. Em sua apresentação, realizada no salão principal do evento, ela detalhou as exigências fitossanitárias necessárias para a exportação de grãos brasileiros. A palestra também contou com a participação virtual dos adidos agrícolas na China, Jean Gouchie e Leandro Feijó, e na União Europeia, Glauco Bertoldo e Nilton de Morais, que abordaram as regulamentações e demandas desses mercados para a importação de produtos agropecuários brasileiros.
A Caravana do Agro Exportador integra uma série de ações do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) voltadas à promoção comercial do Brasil, seguindo as diretrizes do ministro Carlos Fávaro. A missão do projeto é fortalecer a cultura exportadora, ampliar o potencial do agronegócio brasileiro e conectar produtores e empresas às oportunidades do mercado internacional.
No espaço Show Safra Mulher a diretora do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais, Ângela Pimenta Peres, apresentou as ações de promoção comercial do país. Em sua fala, ela contou com a participação da adida agrícola nos Estados Unidos, Ana Lúcia Viana, que detalhou os desafios e as oportunidades para os negócios entre Brasil e Estados Unidos. Viana discutiu as particularidades do mercado americano e como os produtores brasileiros podem superar barreiras para fortalecer a presença no mercado norte-americano, exemplificando o papel essencial da rede de adidos agrícolas no apoio aos produtores rurais, na abertura de novos mercados, no fomento à cooperação internacional e na atração de investimentos.
O Show Safra Mulher, que reuniu mais de 500 participantes, foi um espaço importante para promover o empoderamento feminino no agronegócio. O evento proporcionou oportunidades de networking entre mulheres e lideranças do setor, criando um ambiente de troca de experiências e fortalecimento das conexões no mercado.
O evento reforçou a importância da colaboração entre os setores público e privado para fortalecer o agronegócio brasileiro e ampliar sua presença no mercado internacional.