A Bunge é uma das maiores empresas globais no ramo do agronegócio e produção de alimentos no mundo. No Brasil, a Bunge figura entre as principais exportadoras de produtos agrícolas e alimentícios. Em 2017, a empresa assumiu o compromisso público de utilizar em seus produtos apenas ovos de galinhas 100% livres de gaiolas, com prazo de transição total até 2025. A evolução desse compromisso é acompanhada por instituições de proteção animal no país, como o Instituto Certified Humane e o Fórum Animal, além da própria empresa divulgar regularmente em seu site os avanços nesse processo. Entretanto, nos últimos anos, a companhia passou por mudanças importantes que levaram a empresa a não mais produzir ou comercializar produtos com ovos na composição. A Bunge ainda informou ao Fórum Animal que, caso volte a utilizar ovos em seus produtos no futuro, manterá o compromisso anteriormente assumido.
Em diálogo com o EggLab, a auditoria do Fórum Animal para o consumo de ovos livres de gaiola no Brasil, a empresa concedeu o seguinte posicionamento, replicado abaixo na íntegra:
“Em 2017, a Bunge assumiu no Brasil o compromisso de trabalhar em parceria com seus fornecedores para utilizar em seus produtos apenas ovos produzidos por galinhas criadas em sistemas livres de gaiolas até 2025. Em 2020, a empresa vendeu seu negócio de maionese no Brasil, operação que correspondia a mais de 90% do consumo de ovos pela empresa. Recentemente, a companhia descontinuou sua linha de pré-mistura para panetone, único item em seu portfólio que até então levava ovos em sua composição. Dessa forma, atualmente a Bunge não mais utiliza ovos como matéria-prima em nenhum de seus produtos. A empresa permanece empenhada em ser líder de transparência em seu setor de atuação, fortalecendo a sustentabilidade em todos os elos de suas cadeias de valor.”
Este é certamente um passo relevante no mercado que reconfigura os esforços em prol da proteção das galinhas poedeiras no Brasil. Além da Bunge não utilizar, neste momento, ovos em seus produtos, as operações de maionese que anteriormente pertenciam à empresa foram vendidas a Seara, marca do grupo JBS, que também possui compromisso público em utilizar apenas ovos de galinhas livres de gaiola até 2025.
Para Luiz Rezende, gerente de relacionamento corporativos no Fórum Animal, "Mudanças como a feita pela Bunge permitem refletir sobre como é essencial que cada vez mais empresas alinhem seus compromissos com a sustentabilidade e o respeito aos animais, principalmente aquelas que atuam em um mesmo setor do mercado. Só assim temos garantia de conter ou mitigar eventuais prejuízos aos compromissos assumidos caso as empresas reconfigurem suas operações".