[Fertilizantes atingem melhor preço do ano de 2022]- O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) alcançou o número mais favorável dos últimos cinco meses em dezembro de 2022, fechando o ano em 1,03 - ante 1,1 em novembro. Assim, os produtores rurais têm uma relação de troca e uma rentabilidade positiva. Esse cenário se deve à combinação de uma ligeira redução nos preços dos fertilizantes, associado com a apreciação das commodities. Na média, houve uma redução de 6% nos preços dos fertilizantes, principalmente nitrogenados. Já os preços dos fosfatados se firmaram com a retomada da demanda no Brasil e estoques mais ajustados, confirmando reversão de tendência dos últimos meses. É necessário muita tecnologia e investimento para garantir tal produção, o que transformou o Brasil em um grande mercado. Estima-se, por exemplo, que a comercialização de defensivos agrícolas no País movimente grandes somas de recursos por ano, um número que cresceu muito na última década. A plataforma de gestão e inteligência de pulverização de defensivos propicia o uso racional de insumos agrícolas. Seu sistema de inteligência de dados leva precisão para que o processo de pulverização aconteça somente nas áreas exatas, sem ultrapassar a região de plantio ou desperdícios com aplicações no mesmo local por erro de rota. Com essas informações aproveita da melhor forma cada área de plantio. Diminuindo a quantidade de defensivos aplicados nas plantações. Tudo é executado por meio de um mecanismo que analisa 100% das aplicações aéreas a partir de arquivos gerados pelos leitores GPS das aeronaves. As informações obtidas passam para a plataforma e então são realizados análises e cruzamentos de dados que comparam o georreferenciamento das propriedades que utilizam o programa e aplicação é executada. Com isso, é possível gerenciar todas as aplicações, seus índices, gerar e enviar relatórios tanto para o site quanto para o aplicativo da Perfect Flight e, com isso, elas podem ser acessadas e monitoradas pelo smartphone, em qualquer lugar. Todas as informações da operação são disponibilizadas em tempo real. Isso traz maior eficiência e sustentabilidade dos recursos econômicos e ambientais. Oferece a redução dos custos de produção, tomadas de decisão mais confiáveis e rápidas, diminuição dos riscos da atividade agrícola, controle da lavoura, mais produtividade, melhoria do meio ambiente, menos uso de defensivos e tempo otimizado para o agricultor.
Temos porta-vozes da Perfect Flight para falar sobre o tema e como a pulverização de precisão pode trazer mais assertividade e sustentabilidade para o processo, contribuindo para que os produtores economizem com os custos dos fertilizantes.
[Efeitos do La Niña no agronegócio brasileiro] - Os efeitos do La Niña no clima no agronegócio provocam falta ou o excesso de chuva em muitas regiões do Brasil. A consultoria StoneX diminuiu a estimativa da produção de soja da safra atual, a consultoria agora projeta 153,8 milhões de toneladas de soja, um valor 0,8% menor do que o previsto anteriormente. O grande motivo dessa alteração é a seca no Rio Grande do Sul, que já dizimou lavouras inteiras no norte do estado.Mesmo com a previsão de melhora em alguns cenários o clima a partir deste mês, com certeza, haverá impacto nos resultados da Safra 2022/23. As chuvas que estão previstas para o RS devem chegar tarde demais para recuperar as lavouras e, as que estão vindo em excesso no centro-norte, já causam perdas e doenças. A Perfect Flight, plataforma de gestão e rastreabilidade de pulverização, possibilita uma aplicação mais assertiva, com planejamento do voo, dados climáticos e relatórios analíticos. Todas essas informações em tempo real e acessíveis na palma da mão, por meio de computadores ou smartphones com acesso à internet, para que os produtores tomem decisões mais estratégicas. O clima impacta diretamente na produtividade e na qualidade das culturas. É o responsável por direcionar a maioria das decisões dos produtores. A chuva, vento e o forte calor prejudicam as atividades nas fazendas, incluindo aí a aplicação de defensivos agrícolas, fundamentais para o controle de doenças e pragas. Uma pulverização mal feita em condições climáticas adversas se perde com facilidade e traz prejuízos aos agricultores. Com um monitoramento correto do clima, como o fornecido pela plataforma da Perfect Fligth, na área da plantação é possível reduzir tanto o número quanto a quantidade de aplicações de defensivos, gerando economia. As informações obtidas por meio de satélites, radares ou estações permitem saber as situações críticas do clima para otimizar a pulverização.
Para falar sobre os temas sugerimos:
Leonardo Luvezuti
Engenheiro agrônomo, formado pela Universidade Federal de Lavras, Leonardo Luvezuti trabalha com agricultura de precisão desde 2014. Atua como head de negócios da Perfect Flight, startup que vem ganhando destaque no cenário agrícola mundial, promovendo a gestão sustentável da pulverização agrícola. Leonardo possui MBA em Marketing pela USP-Esalq e especialização em Customer Engagement pela International House de Brisbane, Austrália.
Paulo Villela
Mestre em Ciências (USP - Campus Pirassununga), Engenheiro Agrônomo e Técnico em Agropecuária (IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho). Atuando diretamente com inteligência agronômica na utilização de soluções tecnológicas integradas, desenvolvimento de mercado, pesquisa e inovação. Atualmente no cargo de Gerente de Desenvolvimento de Negócios na Perfect Flight, startup brasileira focada no agronegócio e na gestão sustentável da pulverização de defensivos agrícolas, responsável pelas prospecções de novos negócios e relacionamentos B2B (Business to Business), com multinacionais, cooperativas, associações, revendas, agtech’s e gestão de grandes contas B2C de cana-de-açúcar e citricultura.
Foto divulgação