O Brasil atrai cada vez mais a atenção do mercado internacional pela capacidade produtiva de alimentos e commodities agrícolas. Em 2024, as exportações do agronegócio brasileiro totalizaram R$ 991,15 bilhões, segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Esses números reforçam o potencial do país como um dos maiores fornecedores globais do setor.
Os números seguem em ascensão. De acordo com o Mapa, a cada dois dias, um novo mercado é conquistado para os produtos agropecuários brasileiros. Desde o início de 2023, já foram abertos 285 mercados em 62 países. Esse movimento se reflete também na Agrishow, principal feira de tecnologia para o agronegócio da América Latina. A 30ª edição, que ocorre de 28 de abril a 2 de maio, em Ribeirão Preto (SP), espera receber novamente cerca de 195 mil visitantes de mais de 70 países diferentes e mais de 800 marcas, com empresas nacionais e internacionais, tendo destaque para nações como Espanha, República Tcheca, Índia, Estados Unidos, Colômbia, Holanda, China e Hong Kong. A feira contará novamente com a presença de pavilhões estrangeiros, Rodada Internacional de Negócios e ação do Programa Brazil Machinery Solutions, uma parceria da ABIMAQ com a ApexBrasil para promover as exportações de máquinas e equipamentos, que demonstram como o evento se tornou um espaço estratégico para oportunidades e intercâmbio tecnológico global.
Rodada Internacional de Negócios
Um dos destaques é a 23º edição da Rodada Internacional de Negócios, que será realizada entre os dias 29 de abril e 1º de maio no International Visitor Center, e reunirá compradores de diversos países interessados em estabelecer contatos comerciais para explorar oportunidades no mercado brasileiro. João Carlos Marchesan afirma que a Agrishow se consolidou como um catalisador de negócios reconhecido internacionalmente, conectando o agronegócio brasileiro às principais demandas do mercado internacional. “Além de ser um espaço de conexão entre produtores e novas tecnologias, o evento reforça a posição do Brasil como referência mundial na produção de alimentos e fibras, além de detentor de tecnologias de ponta, atraindo compradores e investidores de diferentes regiões do mundo", finaliza.
Pavilhão Italiano: 24 anos de parcerias e inovação
O Pavilhão Italiano é um dos destaques da Agrishow e tem como objetivo fortalecer a conexão tecnológica entre o Brasil e a Itália, oferecendo soluções que vão desde máquinas agrícolas até tecnologias digitais para otimizar a produção rural. Organizado pela Italian Trade Agency (ITA), agência ligada ao governo italiano, o pavilhão reforça a importância do país europeu como parceiro estratégico do Brasil no fornecimento de tecnologia para o setor.
“A Itália celebra 25 anos de participação ininterrupta na feira, sendo o único país estrangeiro a manter um Pavilhão Internacional desde os primórdios do evento. Esse espaço (Rua D2c1 - Pavilhão de 900m²) sempre abrigou empresas italianas que apresentaram e continuam a apresentar o melhor do Made in Italy no segmento de máquinas agrícolas”, afirma Antonio Monge, representante da Agência de Desenvolvimento Econômico da Itália (ICE/ITA).
Atento ao crescimento do setor de hortifruti (HF) no Brasil e às oportunidades que podem surgir para inovação tecnológica, o governo italiano, por meio da ITA, ampliou sua presença na Agrishow. Em 2025, a agência inaugura um novo espaço expositivo de 450m² na Rua F1d2, dedicado a esse segmento.