ADAMA apresenta produto biológico para cana em evento voltado à cultura

A companhia participa do Tecnobio CANA, que acontece em Ribeirão Preto (SP), em 17 de agosto, e apresenta o portfólio de biossoluções

ADAMA apresenta produto bioló

Londrina, 15 de agosto de 2022 - A ADAMA (leia-se ADAMÁ), companhia integrante de uma das maiores holdings do agronegócio global, participa do 10º Tecnobio CANA, principal evento focado no controle biológico de pragas, doenças e plantas daninhas, além de outras práticas afins. O encontro acontecerá em Ribeirão Preto (SP), em 17 de agosto, e deverá reunir cerca de 350 pessoas, entre empresas de defensivos e produtos biológicos, agricultores e usineiros.

 Uma das culturas com maior adoção de produtos biológicos -- cerca de 50% da área cultivada é tratada com biodefensivos, de acordo com a consultoria de inteligência de mercado Spark --, a cana ganha destaque nesse segmento, que vem crescendo ano a ano. Conforme dados mais recentes levantados pela Spark em novembro de 2021, o mercado total de bioinsumos movimentou R$ 1,7 bilhão na temporada 2020/2021, um crescimento de 37% na comparação ao ciclo 2019/2020, quando foram R$ 1,235 bilhão.

A ADAMA acredita na combinação de produtos químicos e biológicos para o melhor manejo das culturas e por isso vem investindo cada vez mais, e de forma significativa e consistente, no portfólio de biossoluções. Neste ano, a companhia lançou Protege, um fungicida e nematicida microbiológico que tem por foco principal as culturas da soja e da cana-de-açúcar. "No evento, iremos mostrar os benefícios da utilização dessa biossolução na cultura da cana-de-açúcar. Protege possui formulação inovadora entregando vigor ao canavial, sanidade das plantas e rentabilidade", afirma Vinicius Boleta, gerente de Produto da ADAMA.

Com prejuízos que chegam a 35 bilhões de reais por ano nas lavouras brasileiras (incluindo soja e outras culturas), de acordo com a Sociedade Brasileira de Nematologia (SBN), o impacto dos nematoides somente na cultura da cana pode chegar a 12 bilhões de reais ao ano e por isso são considerados uma grande ameaça à produção agrícola no Brasil e exigem uma atenção especial dos produtores. Por sua combinação tripla de bactérias (Bacillus thuringiensis + Bacillus velezensis + Bacillus amyloliquefaciens), Protege possui diferentes modos de ação sobre os nematoides, conferindo controle desses parasitas e proteção à produtividade dos canaviais. A biossolução ainda traz praticidade de uso e compatibilidade com outros defensivos.

 Durante o Tecnobio CANA, a ADAMA também trará a solução já consolidada no mercado ExpertGrow, tecnologia voltada à bioestimulação de plantas e referência na cultura da cana-de-açúcar. Como destaque, a biossolução promove a resistência das plantas aos estresses abióticos, como temperaturas extremas e déficit hídrico, e bióticos contra pragas e doenças. Os principais benefícios são aumento da taxa fotossintética e maior eficiência no uso de nutrientes, bem como maior desenvolvimento de folhas e colmos, resultando em incremento de produtividade (+TCH).

Bom de Cana - Desde 2020, a ADAMA vem trabalhando com a campanha #BomDeCana, focando no fortalecimento técnico e valorização dos canavieiros e de toda a cadeia sucroenergética. O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar e, na safra 2020/21, foi responsável pela produção de 654,5 milhões de toneladas destinados à produção de 41,2 milhões de toneladas de açúcar e 29,7 bilhões de litros de etanol, segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA).

Notícias relacionadas
© Exportação de industrializados de MS alcançou em outubro o melhor resultado da série história

Exportação de industrializados de MS alcançou em outubro o melhor resultado da série história

© Indústria de Mato Grosso cresce 4,8% em setembro, impulsionada por setores estratégicos

Indústria de Mato Grosso cresce 4,8% em setembro, impulsionada por setores estratégicos

© Chuvas atrapalham colheita e moagem de cana cai 21,62%

Chuvas atrapalham colheita e moagem de cana cai 21,62%

© CerradinhoBio melhora resultados financeiros e de produção no 2T24/25 depois de forte investimento em expansão e diversificação

CerradinhoBio melhora resultados financeiros e de produção no 2T24/25 depois de forte investimento em expansão e diversificação

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook