Gerson Claro lidera debate sobre modernização da saúde pública em MS e reforça protagonismo da Assembleia

Projeto de regionalização e PPP no Hospital Regional prevê quase R$ 1 bilhão em investimentos e amplia a oferta de leitos e atendimentos em todo o est

Gerson Claro lidera debate sob

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Gerson Claro, destacou nesta quarta-feira (4) o papel central do Parlamento no debate e acompanhamento de um dos maiores investimentos já planejados para a saúde pública do Estado. Em reunião com o governador Eduardo Riedel e secretários estaduais, os deputados estaduais conheceram os detalhes do projeto de regionalização hospitalar e da proposta de Parceria Público-Privada (PPP) para o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), com previsão de investimentos superiores a R$ 950 milhões.

Gerson Claro enfatizou o compromisso da Assembleia com o diálogo técnico e transparente em torno da iniciativa. “Foi uma reunião produtiva e necessária. Estamos tratando de um projeto estruturante, com impactos diretos na vida dos sul-mato-grossenses. A Assembleia cumpre seu papel ao acompanhar cada etapa, garantindo participação da sociedade e análise criteriosa da proposta”, afirmou o presidente.

A proposta prevê a ampliação da estrutura hospitalar por meio da PPP, com gestão privada de áreas operacionais — como limpeza, lavanderia, manutenção e recepção — enquanto o atendimento clínico permanecerá sob responsabilidade do Estado. A expectativa é que o número de leitos do HRMS passe dos atuais 362 para 577, e que as internações mensais saltem de 1,4 mil para 2,7 mil.

Segundo Gerson Claro, o modelo apresentado não se trata de concessão. “É uma parceria inovadora. O Estado permanece como garantidor do SUS, mantendo o atendimento público e gratuito, enquanto amplia a eficiência operacional com apoio da iniciativa privada”, reforçou.

Regionalização da saúde

Além da ampliação da capacidade do Hospital Regional, o plano apresentado contempla a modernização de diversas unidades nas macrorregiões de saúde, com destaque para o Hospital Regional de Dourados (Cone Sul), o Hospital Magid Thomé em Três Lagoas (Costa Leste), uma nova estrutura em Corumbá (região do Pantanal), e ampliações em Ponta Porã e Campo Grande.

A proposta busca garantir o acesso a exames e cirurgias de média e alta complexidade em todas as regiões do Estado, reduzindo a concentração dos serviços na capital e melhorando a eficiência da rede pública de saúde.

O governador Eduardo Riedel destacou o embasamento técnico do projeto, que foi construído ao longo de dois anos. “Nosso foco é levar saúde pública de qualidade a todos os 79 municípios, com gestão eficiente, baseada em dados e sustentabilidade a longo prazo”, declarou.

A iniciativa marca um novo momento para a saúde de Mato Grosso do Sul, com a Assembleia Legislativa, sob a liderança de Gerson Claro, atuando como agente estratégico para garantir transparência, equilíbrio e resultados concretos para a população.

Notícias relacionadas
© Gerson Claro defende união e fortalecimento do municipalismo durante posse da nova diretoria da UCVMS

Gerson Claro defende união e fortalecimento do municipalismo durante posse da nova diretoria da UCVMS

© Gerson Claro reforça compromisso municipalista durante Marcha a Brasília

Gerson Claro reforça compromisso municipalista durante Marcha a Brasília

© Assembleia Legislativa de MS pede suspensão de leilão da BR-163 e cobra duplicação já

Assembleia Legislativa de MS pede suspensão de leilão da BR-163 e cobra duplicação já

© Gerson Claro conquista vitória para motoristas de Mato Grosso do Sul com nova lei que converte multas leves e médias em advertência

Gerson Claro conquista vitória para motoristas de Mato Grosso do Sul com nova lei que converte multas leves e médias em advertência

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook