Gerson Claro reforça compromisso municipalista durante Marcha a Brasília

Presidente da ALEMS destaca protagonismo dos municípios e atuação integrada com o governo de MS

Gerson Claro reforça compromi

O deputado Gerson Claro, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), participou nos dias 20 e 21 de maio da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, reafirmando o compromisso do Legislativo estadual com o fortalecimento das políticas municipalistas. Representando o parlamento sul-mato-grossense no evento, Gerson destacou a importância da integração entre os poderes para garantir mais investimentos, autonomia e protagonismo aos municípios.

A Marcha, organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), reuniu lideranças políticas de todo o país, incluindo o governador Eduardo Riedel, a senadora Tereza Cristina, parlamentares da bancada federal e dezenas de prefeitos de Mato Grosso do Sul.

Para Gerson Claro, o modelo de gestão adotado no Estado tem sido exemplo para o Brasil ao colocar os municípios como eixos centrais das políticas públicas. “A Assembleia Legislativa tem contribuído para que Mato Grosso do Sul seja um Estado onde o municipalismo não é apenas discurso ou ferramenta de marketing eleitoral. É uma prática permanente e concreta de valorização da gestão local”, afirmou.

Diálogo permanente com os prefeitos

Gerson também destacou o papel do governador Eduardo Riedel no fortalecimento das administrações municipais, com a manutenção de um canal permanente de diálogo com os prefeitos e a priorização de parcerias que envolvem repasses de recursos, planejamento e execução conjunta de obras estruturantes.

Durante o tradicional jantar-reunião promovido no dia 21, que contou com a presença de prefeitos, parlamentares, do governador Riedel, da senadora Tereza Cristina e do ex-governador Reinaldo Azambuja, o presidente da ALEMS reafirmou seu compromisso com a pauta municipalista. Azambuja, por sua vez, relembrou a trajetória de Gerson Claro como diretor administrativo da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), destacando sua atuação como articulador entre os gestores municipais.

“Gerson teve um papel fundamental na mobilização dos prefeitos e na organização de eventos que buscavam dar voz aos municípios, fortalecendo sua atuação como executores das políticas públicas”, afirmou Azambuja.


Pautas urgentes para os municípios

O atual presidente da Assomasul, Thalles Tomazelli, também participou dos debates e defendeu a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2023, conhecida como PEC da Sustentabilidade Fiscal, considerada essencial para aliviar os impactos financeiros sobre os cofres municipais.

A proposta amplia de 60 para 300 meses o prazo de parcelamento das dívidas previdenciárias dos municípios com os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), além de estabelecer regras mais equilibradas para o pagamento de precatórios.

“Contamos com o apoio da nossa bancada federal para aprovar a PEC 66. Os municípios não aguentam mais carregar sozinhos esse peso. Precisamos desafogar as contas públicas e garantir mais condições de investimento nas nossas cidades”, enfatizou Tomazelli.

A atuação firme de Gerson Claro na Marcha Nacional reafirma seu papel de liderança em favor do desenvolvimento equilibrado de Mato Grosso do Sul, promovendo um Legislativo cada vez mais próximo da realidade dos municípios e comprometido com a melhoria da qualidade de vida da população.

Notícias relacionadas
© Assembleia Legislativa de MS pede suspensão de leilão da BR-163 e cobra duplicação já

Assembleia Legislativa de MS pede suspensão de leilão da BR-163 e cobra duplicação já

© Gerson Claro conquista vitória para motoristas de Mato Grosso do Sul com nova lei que converte multas leves e médias em advertência

Gerson Claro conquista vitória para motoristas de Mato Grosso do Sul com nova lei que converte multas leves e médias em advertência

© ALEMS aprova projeto de Gerson Claro que garante conversão automática de multas leves e médias em advertência

ALEMS aprova projeto de Gerson Claro que garante conversão automática de multas leves e médias em advertência

© Lula sanciona Orçamento de 2025 com dois pequenos vetos

Lula sanciona Orçamento de 2025 com dois pequenos vetos

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook