Com apoio da Finep, empresa desenvolve aplicativo para reconhecimento de pragas

Criado pela Pragas.com, software distingue as principais pragas que atacam culturas como soja, milho, algodão, feijão e cana-de-açúcar

Com apoio da Finep, empresa de

A inteligência artificial está cada vez mais presente em nosso dia a dia. E, com o intuito de auxiliar o produtor na identificação e no controle de pragas, a Pragas.com - provedora de soluções para controle biológico - desenvolveu um aplicativo de reconhecimento e monitoramento de pragas agrícolas, com recomendação e aplicação inteligente de produtos biológicos o https://app.idpragas.com/ .

A ferramenta é autoexplicativa e consegue reconhecer e classificar as principais pragas que atacam culturas como soja, milho, algodão, feijão e cana-de-açúcar. O aplicativo gera o nome da praga, uma descrição completa de suas características e, por fim, indica os produtos biológicos adequados para o controle do problema.

O objetivo é permitir a identificação das espécies causadoras de danos nas culturas, bem como avaliar o nível de infestação em cada estágio de desenvolvimento da planta. Com essas informações, o sistema gera instantaneamente um mapa de recomendação de aplicação.

“Com as análises geradas, é possível atuar efetivamente no controle da praga, seja com produtos biológicos das linhas macro ou microbiologicos ou, ainda, produtos químicos, conforme a decisão do produtor. A ferramenta permite ainda detectar precocemente a ocorrência de novas pragas, gerando um alerta quando em alguma região a praga é frequentemente não reconhecida pela IA — tudo com base nos mapas gerados pelo aplicativo”, explica Sandra Magro, engenheira agrônoma, entomologista e gerente de PDI da Pragas.com.

Segundo Sandra, a identificação das pragas agrícolas baseada em inteligência artificial auxilia consultores, vendedores e agricultores a monitorar, identificar e tratar as infestações de maneira mais eficaz no campo.

Atualmente, o aplicativo reconhece 13 espécies em diferentes fases de desenvolvimento, o que garante uma boa cobertura para fins de recomendação de controle biológico. Numa fase subsequente, a ferramenta será expandida para outras culturas.

“A identificação correta e a tomada de decisão assertiva no momento do controle são fundamentais para o sucesso do uso de soluções biológicas. Isso traz vantagens como a redução do uso de agrotóxicos, a diminuição dos danos causados pelas pragas e, consequentemente, a redução dos custos de produção. Nessa fase o aplicativo está operando de forma experimental e até setembro o objetivo é que ele esteja operando integralmente”, destaca a gerente de PDI da Pragas.com.

A utilização do aplicativo pelos produtores também contribuirá para monitorar e estruturar dados sobre a ocorrência de pragas em todo o território nacional. Esses números geram indicadores de frequência e abundância que podem funcionar como um sistema de alerta para resistência de pragas, necessidade de adoção de novas táticas de controle e até identificação de novas espécies invasoras.

“É muito simples de usar. Basta acessar o link pelo celular e seguir o passo a passo. O produtor pode fotografar a praga diretamente ou usar imagens que já estejam salvas em seu aparelho”, orienta Sandra. Com alta eficiência no controle e no manejo da resistência, os produtos biológicos atingem diretamente a praga, assim não causam dano a outros animais nem contaminam solo ou água.

O WebApp já está disponível para teste por meio do QR code (abaixo)  e o lançamento oficial será em setembro, visando a utilização do produtor para a próxima safra. “O aplicativo já está funcional, mas não está completo, por isso essa fase de validação é importante para possíveis ajustes”, explica Sandra.



Notícias relacionadas
© Fertilizante orgânico composto de lodo de esgoto aumenta a eficiência da fertilização de mineral na cultura da cana-de-açúcar

Fertilizante orgânico composto de lodo de esgoto aumenta a eficiência da fertilização de mineral na cultura da cana-de-açúcar

© Tecnologia verde aproveita palha de milho para gerar bioderivados de alto valor com economia

Tecnologia verde aproveita palha de milho para gerar bioderivados de alto valor com economia

© Cafezais das Matas de Rondônia sequestram 2,3 vezes mais carbono do que emite

Cafezais das Matas de Rondônia sequestram 2,3 vezes mais carbono do que emite

© CTC registra lucro recorde de R$ 175,7 milhões na safra 2024/25 e amplia investimentos em inovação

CTC registra lucro recorde de R$ 175,7 milhões na safra 2024/25 e amplia investimentos em inovação

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook