A escassez global de açúcar, intensificada pelo aumento do uso de cana-de-açúcar para biocombustíveis e pela quebra de safra na Índia - o segundo maior produtor mundial após o Brasil - resultou em preços mais altos no varejo alimentar brasileiro. No acumulado do ano, a Scanntech identificou que o preço do açúcar apresentou queda inclusive maior que os demais itens da mercearia básica.
“Mas é no curto prazo que observamos que o preço do açúcar, desde junho, vai na contramão das demais commodities. Quando outros itens de mercearia básica estão registrando queda em relação ao ano passado, o preço do açúcar dispara. Em setembro já estava 5% acima de março de 2023, que foi o ponto mais baixo da séria histórica”, detalha Priscila Ariani, diretora de Marketing da Scanntech.
Durante este período, observou-se que nas categorias de guloseimas, houve reflexos tanto em volume quanto em preço. O preço médio do pirulito, por exemplo, chega a dobrar.
Os preços em alta impactam o consumo. A Cesta de Mercearia Básica começa a recuperar volume apresentando crescimento em relação a 2022 nos meses de junho e julho. O açúcar vem registrando retração ao longo do ano, mas a queda desacelera no 2º quadrimestre do ano. “De modo geral, estamos observando uma melhora na demanda pelos itens da Mercearia Básica, cesta que vem apresentando a maior retração de preços entre as demais cestas do varejo alimentar. O controle da inflação nos últimos meses, em especial da inflação dos alimentos, tem sido fundamental para a recuperação do poder de compra do consumidor, com forte reflexo na demanda por alimentos”, conclui Priscila.
O fenômeno climático El Niño, que historicamente provoca seca em países asiáticos, resultou em uma redução de 6% a 8% na produção global de açúcar em comparação com a colheita anterior, aponta a Ágora Investimentos. Ainda segundo o estudo, o Brasil, responsável por cerca de 40% das exportações globais de açúcar, enfrenta pressões altistas nos preços internos devido ao aumento dos preços internacionais e à provável proibição das exportações de açúcar pela Índia a partir de outubro de 2023.
Sobre a Scanntech
Originária do Uruguai, a Scanntech chegou no Brasil em 2013 e cresceu rapidamente. Revolucionando o modo de se usar informações de mercado, a Companhia desenvolveu uma plataforma de inteligência granular, ágil e acionável, que permite a identificação de oportunidades para alavancar os resultados do varejo e da indústria. Usada por 8 em cada 10 top varejistas e mais de 200 indústrias, com média de satisfação de 9,6%, a Scanntech analisa mais de 9 bilhões de tickets por ano, processados automaticamente, sem manipulação humana mais de R$ 680 bilhões de mais de 40 mil PDVs do varejo alimentar, para oferta de insights.