Feplana se reúne com relatora de PL importante para o setor canavieiro

O Nordeste se destaca pela reabertura de usinas através de cooperativas

Feplana se reúne com relatora

Nesta quarta-feira (20), cumprindo uma agenda com deputados e senadores em Brasília, a Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana) tratou de temas de interesse do setor em tramitação na Câmara Federal e no Senado. Entre os assuntos abordados, em parceria com a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e com a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), a Feplana dialogou com a senadora Tereza Cristina (PP-MS), nomeada relatora do Projeto de Lei (PL 2608/2021), que autoriza as usinas e cooperativas sucroenergéticas a venderem etanol direto aos cooperados e plantadores de cana-de-açúcar. 

Paulo Leal (presidente da Feplana) e Alexandre Andrade Lima (vice-presidente da Feplana e conselheiro da OCB/PE) foram recebidos pela senadora, junto com uma comissão composta por mais membros da OCB, da CNA e da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco, representada pelo diretor Umberto Maranhão. O Nordeste se destaca pela reabertura de usinas através de cooperativas formadas por canavieiros, como as pernambucanas Coaf, CoafSul e Agrocan; e as alagoanas Pindorama e Coopervale. Mas também tem a Coagro no Estado do Rio de Janeiro.

Antes de apresentar o relatório do PL, a senadora acolheu o apelo das entidades de aguardar a contribuição das mesmas a respeito, podendo ser incluída no texto que vai a votação na Comissão de Meio Ambiente do Senado. O PL é de iniciativa do senador Luiz Carlos Heinzer (PP/RS). Se aprovado na CMA, a tramitação do PL seguirá para a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) e para a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). Leal e Lima conversaram, também, com a assessoria do senador Heinzer sobre o PL, aprofundando o debate. A Feplana, OCB e CNA estão preparando sugestões sobre a matéria e enviarão à relatora.


Notícias relacionadas
© Aprovação de projeto que regulamenta mercado de carbono no Brasil abre oportunidades para os produtores de cana

Aprovação de projeto que regulamenta mercado de carbono no Brasil abre oportunidades para os produtores de cana

© Safra de cana no Norte-Nordeste supera 21 milhões de toneladas até 15 de outubro

Safra de cana no Norte-Nordeste supera 21 milhões de toneladas até 15 de outubro

© Com 34 mi de ton de cana processadas, moagem cresce 2,75%

Com 34 mi de ton de cana processadas, moagem cresce 2,75%

© Produtividade na cana-de-açúcar segue abaixo da média da safra passada, diz CTC

Produtividade na cana-de-açúcar segue abaixo da média da safra passada, diz CTC

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook