Senado avança em PL que isenta canavieiro de pagar cultivares. Feplana estava na votação em Brasília

Os cultivares são variedades de plantas selecionadas por possuírem um conjunto único de características genéticas

Senado avança em PL que isent

O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), a pedido da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana) e de outras entidades rurais, aprovou, nesta quarta-feira (2), na Comissão de Agricultura (CRA), um texto alternativo ao  do Projeto de Lei (PL 404/18) do ex-senador Givago Tenório (PP/AL). O PL, que trata do desenvolvimento de novas variedades (cultivares) de cana e demais plantas, inclui a isenção do pagamento de royalty de cana para todos os produtores até 150 hectares de lavoura.

Pelo trâmite agora, a proposta está aberta para o recebimento de emendas antes da votação terminativa na mesma comissão na próxima sessão. Depois, sendo aprovada, já segue para a Câmara Federal onde será apreciada pelos deputados. O presidente da Feplana, Paulo Leal, agradece ao senador pelo texto substitutivo aprovado, onde insere essa isenção possível ao segmento canavieiro. 

A Feplana, através do acompanhamento técnico e bem de perto pelo diretor Luís Henrique Scabello, trabalhou para a conquista deste pleito. O dirigente, inclusive, acompanhou o senador durante a votação do PL na CRA nesta quarta-feira (02). 

Os cultivares são variedades de plantas selecionadas por possuírem um conjunto único de características genéticas e aparentes que as distinguem de plantas semelhantes da mesma espécie. Por este motivo, no PL, o prazo de proteção dos novos cultivares de cana passará de 15 para 25 anos. A justificativa disso é porque são necessários muitos anos de desenvolvimento até que um clone seja liberado para plantio comercial.

Notícias relacionadas
© Preço do açúcar cristal cai no mercado paulista mesmo com entressafra

Preço do açúcar cristal cai no mercado paulista mesmo com entressafra

© Inteligência artificial se torna grande aliada no combate às plantas daninhas na produção brasileira de cana-de-açúcar

Inteligência artificial se torna grande aliada no combate às plantas daninhas na produção brasileira de cana-de-açúcar

© Governo de SP participa de evento de abertura de Safra de Cana, Açúcar e Etanol

Governo de SP participa de evento de abertura de Safra de Cana, Açúcar e Etanol

© Açúcar resiste à volatilidade das commodities em meio à guerra comercial entre EUA e China

Açúcar resiste à volatilidade das commodities em meio à guerra comercial entre EUA e China

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook