Belo Horizonte, 3 de julho de 2023 - O leilão de transmissão de energia promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), realizado nesta sexta-feira (30), em São Paulo, terminou com todos os lotes arrematados e um deságio médio de 50,97% sobre a Receita Anual Permitida (RAP) máxima de aproximadamente R$ 2,6 bilhões. As vencedoras foram Consórcio Gênesis, Rialma, Cymi, Furnas, Engie, Celeo Redes Brasil e Isa Cteep.
Os investimentos contratados serão de R$ 15,3 bilhões, para a construção de quase 6,2 mil quilômetros de linhas de transmissão e subestações com capacidade de transformação de 400 megavolt-ampéres (MVA).
Os 33 empreendimentos, com prazo de conclusão de 36 a 66 meses, contemplarão os estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe.
Para Bruno Catta Preta, coordenador estadual da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) e diretor de relações institucionais da Genyx, a notícia do sucesso do leilão vem com o sentimento de alívio e alegria para o setor.
“A falta de infraestrutura, principalmente linhas de transmissão e subestações, é uma das principais dificuldades para o desenvolvimento da energia solar no Brasil. Esta é uma oportunidade para que áreas mais carentes, como o norte de Minas Gerais e o sertão da Bahia, possam finalmente voltar a receber investimentos que vão promover o progresso, gerando emprego e renda para as famílias daquela região, e de forma ambientalmente sustentável”, diz Catta Preta.
Foto capa: Marcello Camargo