Sucessão e Governança familiar no Agronegócio.

Por: Dra. Nayara Mattozo Ranzi

Sucessão e Governança famili

Por: Dra. Nayara Mattozo Ranzi 

Perante as diversas alterações no meio familiar, se vê a necessidade do questionamento, o quão importante o planejamento sucessório é para a família, em específico, no meio rural?

Qual integrante da família é mais capacitado para gerenciar os bens e os negócios, se terão partes iguais ou se receberão conforme as suas conquistas, mérito e assim por diante.

O planejamento sucessório é uma estratégia jurídica, termo este que, na maioria das vezes, para o homem do campo pode ser algo de difícil entendimento, pois o planejamento sucessório possui o objetivo de evitar conflitos, proteger o patrimônio familiar, diminuindo os gastos com tributos direcionando o futuro, de forma a garantir a continuidade dos negócios ao decorrer das gerações.

Apesar de ser um momento delicado é necessário avaliar os bens patrimoniais e quem são os herdeiros.

A condução para essa fase da organização deve ser feita visando a permanência do patrimônio, desenvolvimento da empresa e a continuidade da família, pois é neste momento, se não for bem conduzida terá grandes possibilidade de ir á falência e muito das vezes termina o núcleo familiar.

Neste contexto, emerge a juventude rural como uma categoria responsável se habilitando pela continuidade da propriedade rural (empresa) familiar.

O segredo do sucesso não é prever o futuro, mas sim, é criar uma empresa familiar que prosperará em um futuro que não pode ser previsto.


Dra. Nayara Mattozo Ranzi Advogada - Sócia Fundadora Escritório Ranzi Advocacia Especialista no Direito do Agronegócio, Consultora, Mediadora e Conciliadora Judicial | Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul com formação nas diretrizes da Resolução 125 Conselho Nacional de Justiça e Privada Câmara Privada Reconciliati https://www.instagram.com/reconciliatims/, Professora de Direito, Membro da Academia Brasileira de Direito do Agronegócio. Ex - Presidente da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da 4 Subseção Dourados e Itaporã - MS. Atualmente Presidente - COMISSÃO DE ASSUNTOS AGRÁRIOS E AGRONEGÓCIO-CAAA - OAB/MS, 11 Subseção de Jardim-MS. 


Notícias relacionadas
© Logística: como a tecnologia impulsiona o crescimento do setor?

Logística: como a tecnologia impulsiona o crescimento do setor?

© A logística a favor da distribuição local de fertilizantes

A logística a favor da distribuição local de fertilizantes

© Fertilizantes orgânicos na trilha da sustentabilidade

Fertilizantes orgânicos na trilha da sustentabilidade

© Mercado de carbono no Brasil: Uma nova era para o agronegócio

Mercado de carbono no Brasil: Uma nova era para o agronegócio

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook