Por: Luiz Alberto Roque
A Irrigação é uma técnica existente há milhares de anos que fornece água às culturas para que estas se desenvolvam de forma adequada.
Em países como o Brasil, que possui diferentes tipos de clima, a irrigação é importante devido às variações na quantidade de chuvas. De acordo com a FAO, áreas irrigadas produzem mais de 40% dos alimentos do planeta, mesmo sendo menos de 20% da área cultivada. O Brasil está entre os 10 países com maior área de irrigação, e os estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Bahia são os que possuem as maiores áreas irrigadas.
A irrigação no Brasil evoluiu, com aumento de 3,8 vezes em 37 anos é que o mostra o MapBiomas, um dos destaques é a irrigação por pivô central, com tecnologias inovadoras como a telemetria do equipamento, o monitoramento e gestão de recursos hídricos integrados em integração da plataforma. Essas inovações proporcionadas pela irrigação automatizada permitem maiores resultados na produção, pois garante irrigação uniforme. E principalmente a redução de custo operacional, destacando-se pela economia de tempo, mão de obra e energia, entre outros fatores. Aumentando a produtividade e lucratividade.
Evolução da tecnologia de empresas de sistemas de irrigação
Empresas de sistemas de irrigação, como a Bauer do Brasil adotam principalmente a irrigação por pivô central, com tecnologia única permitindo a gestão e operação da água, desde a primeira gota retirada da captação até a chegada no solo. Essa busca por tecnologia para facilitar o dia a dia do produtor rural levou a empresa a ter a Irricontrol como aliada na busca por soluções inovadoras na irrigação.
Empresas como a Bauer do Brasil e a Irricontrol são destaques desta evolução, tornando-se referência no mercado brasileiro de sistemas de irrigação. A Bauer do Brasil, por exemplo, é conhecida por fabricar equipamentos de alta qualidade nas áreas de irrigação (pivô central e carretel) e tratamento de resíduos (separadores). Já a Irricontrol desenvolve soluções inovadoras no sistema de irrigação. A combinação destas duas empresas protagonizam a evolução da irrigação no mercado brasileiro ainda mais expressiva e importante para o setor agrícola.
Conheça 5 benefícios da irrigação automatizada para o produtor rural
- Maior eficiência: A irrigação automatizada permite uma distribuição mais precisa da água, aumentando a eficiência no uso deste recurso e reduzindo o desperdício.
- Otimização do tempo: Com a automatização, o produtor rural pode controlar o sistema de irrigação a partir de qualquer lugar, otimizando seu tempo aumentando a produtividade e conforto.
- Redução do custo de energia: A irrigação automatizada possibilita um melhor uso do horário reduzido de energia, reduzindo o custo da energia e até o consumo de energia aproveitando melhor o horário noturno.
- Maior segurança: Além de proporcionar maior eficiência, a irrigação automatizada também traz mais segurança ao produtor rural, pois ele gerencia em tempo real e em qualquer lugar.
- Uso dos dados: Através da plataforma Irricontrol o produtor rural consegue visualizar as condições em tempo real, programar cronograma de irrigação, fazer a gestão de manutenção, energia e consumo da água. Tudo isso de maneira intuitiva.
A irrigação é fundamental para aumentar a produtividade agrícola, especialmente em regiões com escassez hídrica, ao permitir o controle mais preciso da quantidade de água aplicada nas culturas. A irrigação automatizada torna possível otimizar o uso deste recurso e operação garantindo o sucesso das lavouras. Além disso, a irrigação também é a solução para aumentar a produtividade sem a necessidade de expandir a área de cultivo, o que é importante para preservar as terras e os recursos naturais. Em suma, a irrigação com tecnologia é a chave para aumentar a eficiência e a rentabilidade do setor agrícola, garantindo a sustentabilidade do meio ambiente.