O Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS), a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) realizaram no dia 30 de novembro, um wokshop apresentando as premissas e Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - 2023-2027. Pelos resultados atuais, em 2023, o aumento previsto é de 2,7% na carga, atingindo o patamar de 71.735 MWmédios, considerando um incremento do Produto Interno Bruto (PIB) de 0,7%. Para o período 2023-2027, a indicação é de um crescimento médio anual da carga de 3,4%, atingindo 82.584 MWmédios ao final do período e um avanço médio anual de 2,2% no PIB. O cenário econômico utilizado, para a economia mundial, levou em consideração a expectativa de moderação do crescimento em 2022 e 2023, por conta de inflação e juros elevados, em relação ao que era esperado na 2ª Revisão Quadrimestral.
Os organizadores do workshop destacaram que as previsões da carga para 2023-2027 consideraram premissas macroeconômicas bem alinhadas às perspectivas dos principais agentes do mercado. Foi destacado que a dinâmica da carga é impactada por fatores como condições climáticas e econômicas. Para 2023, há expectativa de atividade menos intensa, influenciada pelo cenário externo adverso, preocupações fiscais e pelos efeitos da política monetária. Tais fatores levaram à revisão para o crescimento do PIB de 2023 de 1% para 0,7%. Após 2024, espera-se um ambiente mais favorável, com uma melhora do cenário internacional, maior confiança dos agentes econômicos e expansão da demanda interna.
Pelas previsões, o Sistema Interligado Nacional deverá alcançar em 2023 uma carga de 71.735 MWmédios. Em 2024, a perspectiva é de que chegue a 74.359 MWmédios; em 2025, em 77.063 MWmédios; seguido de 79.938 MWmédios e, em 2027, fechando o ciclo avaliado, em 82.584 MWmédios.
No workshop online, representantes das três entidades fizeram apresentações sobre o comportamento da carga em 2022, assim como as previsões para o período de 2023-2027 e atualização dos intervalos dos patamares de carga, que serão adotados a partir do PMO de janeiro de 2023.
Foto divulgação: FGV