Fundação MT, Esalq/USP e Fealq se unem para levar conhecimento e profissionalização ao agro nacional

Protocolo de intenções entre as instituições foi assinado no último dia 12, em Piracicaba/SP, e visa contribuir com o desenvolvimento do setor por mei

Fundação MT, Esalq/USP e Fea

Em uma iniciativa inédita, com o objetivo de difundir conhecimento, promover a profissionalização no agronegócio e o desenvolvimento da pesquisa no setor, a Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT), a Universidade de São Paulo (USP), por meio da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), firmaram no último dia 12, em Piracicaba/SP, um protocolo de intenções. A parceria irá desenvolver ações entre as instituições para o incremento da formação de pessoal em áreas estratégicas. Na ocasião, estiveram presentes representantes das três entidades.



O diretor-presidente da Fundação MT, Francisco José Soares Neto, vê como um marco a assinatura do documento. “A Esalq é referência há muitos anos dentro da agricultura brasileira. Para nós, é uma honra iniciar essa parceria que será um complemento nas nossas atividades. Estamos há quase 30 anos trabalhando em prol da agricultura no Mato Grosso, no Centro-Oeste e em todo o Brasil. Mas, o que era gargalo quando começamos, já não é mais hoje, os obstáculos são outros, especialmente quando falamos em pessoas, instrução, conhecimento e mão de obra”, ressalta.

O intuito das entidades é de que juntas possam promover atividades de extensão, como eventos técnicos-acadêmicos, treinamentos e visitas técnicas, estágios de estudantes de graduação, intercâmbio de pós-graduandos, pesquisadores e especialistas. “Considerando a importância da atividade agrícola em nosso País, é fundamental estarmos preocupados com a formação de pessoal a fim de que possam utilizar as novas tecnologias e transformar conhecimento em riqueza, seja de forma acadêmica ou na extensão universitária”, destacou o diretor da Esalq, Durval Dourado Neto.

Ainda segundo o diretor, à medida que o tempo passa, os valores se atualizam, como a agricultura digital, biotecnologia, controle de biológicos e a utilização de biofertilizantes. “Tudo isso requer uma constante formação de profissionais. Esse documento vai trazer desenvolvimento para a nossa região e também para a Esalq e Fealq, nos altos patamares de tecnologia”, pontua Dourado Neto.

Todos ganham

Para o presidente da Fealq, Nelson Massola, o acordo com a Fundação MT é um marco histórico. “Essa iniciativa se encaixa nos anseios da Esalq e da Fealq e estabelece um vínculo entre as fundações, alinhado ao propósito de empregar o conhecimento do agronegócio e atender a necessidade de colocar sempre mais alimento no prato dos brasileiros”.

Na Esalq, o professor José Baldin Pinheiro, do departamento de Genética, será o responsável pelas ações a serem desenvolvidas. Ele também falou sobre a parceria, “que pretende desenvolver atividades de forma ampla e a intenção é trazer a expertise da Fundação MT (por estar na linha de frente com os agricultores) para a Esalq e atender a demanda que eles apresentam por capacitação profissional”.


Em breve, as instituições irão anunciar quais serão os próximos passos da iniciativa.

Notícias relacionadas
© Centro vai desenvolver soluções para produzir energia renovável e processos de baixo carbono

Centro vai desenvolver soluções para produzir energia renovável e processos de baixo carbono

© Lucro líquido do CTC tem crescimento de 22,7%, alcançando R$ 48 milhões no 2T25

Lucro líquido do CTC tem crescimento de 22,7%, alcançando R$ 48 milhões no 2T25

© Entra em operação na USP a primeira planta de conversão de hidrogênio a partir do etanol do mundo

Entra em operação na USP a primeira planta de conversão de hidrogênio a partir do etanol do mundo

© Países emergentes podem contribuir com quase metade da meta de redução de CO2 no transporte global

Países emergentes podem contribuir com quase metade da meta de redução de CO2 no transporte global

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook