A Copersucar, maior comercializadora de açúcar e etanol do
mundo, firmou parceria com o Instituto Tomie Ohtake, com o objetivo de
impulsionar o Programa de Liderança Femininas, conhecido como cósmicas, que
está na sua segunda edição. O projeto, dedicado à formação de 500 meninas e
mulheres de 16 a 26 anos residentes no estado de São Paulo, busca oferecer por
meio de uma programação virtual, ferramentas para que elas protagonizem
transformações individuais e coletivas com vistas a uma sociedade menos
desigual.
As inscrições podem ser realizadas até o próximo dia 25 de junho em http://cosmicas.institutotomieohtake.org.br/. O Cósmicas prioriza mulheres e meninas negras e indígenas, estudantes de escolas públicas, participantes de programas sociais, de baixa renda familiar e com deficiência. Em formato EAD, o programa de atividades acontece de 25 de julho a 12 de novembro de 2022.
O programa, que conta também com participação da EY, Cielo, Bayer e Intimus, inclui encontros e experiências ligadas a temas como arte, cultura, direitos humanos, ancestralidade, gênero, raça, saúde da mulher, educação, mercado de trabalho, empreendedorismo, entre outros, ministrados por mulheres de destaque em seu campo de atuação. A ação busca promover autonomia, articulação e autoconhecimento para a formação de meninas e mulheres que liderem seu próprio futuro.
"Somos parceiros do Instituto Tomie Ohtake há mais de seis anos por acreditar que a contribuição com a transformação da sociedade em um ambiente mais justo e igualitário é fundamental", comenta Maria Cláudia Trabulsi, coordenadora de Sustentabilidade da Copersucar.
Assim como na primeira edição, o percurso é composto por uma série de atividades lideradas por um time formado por artistas, educadoras, acadêmicas, ativistas e empreendedoras de atuação reconhecida. Por meio de encontros, conversas, leituras, exercícios criativos e exibição de vídeos, o projeto utiliza-se de uma metodologia própria, por meio dos módulos EU, O OUTRO E O MUNDO, sustentada pelos valores do programa, que é pautado por uma abordagem humana, sensível, criativa e original.
Andrea Isaias, uma das facilitadoras do Cósmicas em 2022, é educadora, articuladora e agente de aceleração social, facilita processos de desenvolvimento de potencialidades e lideranças para meninas e mulheres (crédito: Plongé Audiovisual)
"No começo eu achava que o Cósmicas seria um curso como qualquer outro, onde eu iria conhecer pessoas novas e trocar experiências, mas na verdade o programa de atividades foi muito além disso. Toda semana eu ficava ansiosa para saber quem iríamos conhecer e qual área da nossa vida ela iria tocar e foi muito inspirador. Agora eu sempre estou colocando meus sonhos no papel e também planejando sobre as ações que me levarão até ele", afirma Camila, participante da primeira edição.
"Aprendi a olhar para dentro de mim, realinhei meus propósitos e caminhos, tudo isso só foi possível por conta da diversidade dos temas do programa", relata Débora, outra participante.
O Cósmicas acredita que a construção de uma sociedade antiracista, antimachista e menos desigual passa por fazer com que mulheres de grupos minoritários acreditem e ocupem todos os espaços para que assim vivam em plenitude e harmonia com seus sonhos e realidades.
Laís Borges, uma das facilitadoras do Cósmicas em 2022, mestre em Ciências Sociais, pesquisadora nas áreas de raça e racismo, gênero, decolonialidade, antropologia urbana, corpos e alteridades (crédito: Plongé Audiovisual)
Serviço:
Programa Cósmicas
http://cosmicas.institutotomieohtake.org.br/
Patrocínio: EY, Copersucar, Cielo, Bayer e Intimus
Inscrições: até 25 de junho de 2022
Início do ciclo de aulas: 25 de julho
Encerramento do programa: 12 de novembro
Dúvidas e mais informações: [email protected]
Foto capa: Monomito Filmes