Inovação impulsiona sustentabilidade e competitividade da Usina Lins

Investimentos em tecnologia e uso da Lei do Bem fortalecem a eficiência e ampliam o potencial de crescimento da empresa

Inovação impulsiona sustenta

O setor sucroenergético brasileiro tem dado passos consistentes na adoção de soluções tecnológicas que reforçam práticas sustentáveis, modernizam processos e garantem a competitividade dos negócios. Exemplo disso é a Usina Lins, que vem apostando na inovação como ferramenta estratégica para impulsionar seu desenvolvimento.

Com investimentos contínuos em modernização de equipamentos, monitoramento por imagens de satélite e drones, além da adoção de sistemas inteligentes, a Usina Lins tem transformado suas operações agrícolas e industriais, consolidando ganhos em produtividade, segurança e preservação ambiental.

Esse compromisso com a inovação foi reconhecido pela adesão da empresa à Lei do Bem, um programa do Governo Federal que estimula investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Por meio da lei, empresas que desenvolvem projetos inovadores podem ter acesso a incentivos fiscais, o que amplia a capacidade de reinvestimento em melhorias e assegura maior sustentabilidade financeira e operacional.

Segundo o Coordenador Contábil da Usina Lins, Daniel Marani Parpineli, os benefícios do programa vão além da economia tributária. “A Lei do Bem é um importante instrumento de incentivo fiscal que visa promover atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Usina Lins. Além dos ganhos operacionais que os projetos de inovação proporcionam, a lei também resulta em uma significativa economia tributária, o que ajuda a melhorar o fluxo de caixa. Assim, a empresa tem a oportunidade de transformar ideias inovadoras em realidade, impulsionando a inovação e garantindo um futuro mais próspero para todos.”

Em 2023, a Usina Lins colocou em prática uma série de projetos enquadrados como atividades de PD&I, entre eles:

  • Aperfeiçoamento no monitoramento das áreas agrícolas;

  • Melhoria contínua dos processos agrícolas;

  • Inovações no setor de manutenção automotiva;

  • Projetos internos de inovação e melhorias (InovaUL);

  • Diversificação do portfólio de produtos.

Essas iniciativas foram desenvolvidas com o envolvimento direto das equipes técnicas, que participaram desde o diagnóstico e adequação documental até a implementação das soluções. A busca por inovação é uma marca da empresa desde 2020, ano em que aderiu ao programa, colhendo desde então resultados expressivos.

Outro diferencial da Usina Lins é o estímulo à criatividade dos colaboradores por meio do InovaUL — programa interno que fomenta a cultura da inovação. Segundo o Gerente de Inovação, Fernando Biagi, o programa não apenas valoriza o capital humano, como também se tornou uma peça-chave no processo de inovação.

“O InovaUL tem um papel fundamental na consolidação da cultura de inovação dentro da Usina Lins. Além de ser um canal de fomento à criatividade e à melhoria contínua, o InovaUL nos permite organizar as iniciativas de inovação de forma documental e rastreável, o que é essencial para a adequação à Lei do Bem. Com o InovaUL, transformamos boas ideias em soluções concretas, impulsionando a evolução da empresa com base na inovação”, destacou Biagi.

Em 2024, o programa já recebeu mais de 1.400 sugestões de ideias, das quais 60 projetos foram concluídos e incorporados às rotinas da empresa, mostrando o quanto a participação colaborativa fortalece o ambiente de inovação.

Ao investir de forma contínua em tecnologia, estimular a criatividade de suas equipes e adotar políticas de incentivo como a Lei do Bem, a Usina Lins reforça sua estratégia de crescimento sustentável e sua competitividade no mercado, mostrando que inovação é o caminho para garantir perenidade e eficiência no setor sucroenergético.

Notícias relacionadas
© Princípios ativos combatem os efeitos da seca e aumentam a produtividade nas lavouras de cana-de-açúcar e milho

Princípios ativos combatem os efeitos da seca e aumentam a produtividade nas lavouras de cana-de-açúcar e milho

© Safra 24/25 no Centro-Sul encerra com segunda maior moagem da história e recorde na produção de etanol

Safra 24/25 no Centro-Sul encerra com segunda maior moagem da história e recorde na produção de etanol

© Usina Batatais celebra 40 anos e inicia Safra 2025/26 com projeção robusta de moagem

Usina Batatais celebra 40 anos e inicia Safra 2025/26 com projeção robusta de moagem

© Arauco celebra Pedra Fundamental do Projeto Sucuriú em MS

Arauco celebra Pedra Fundamental do Projeto Sucuriú em MS

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook