Alunos dos 4º e 5º anos das escolas municipais das regiões
de Cristais Paulista, Patrocínio Paulista, Restinga e Ribeirão Corrente,
interior de São Paulo, irão vivenciar esta semana a trajetória dos 100 anos do
Rádio no Brasil por meio do Projeto 13ª GIMA - Feira Cultura da Alta Mogiana,
que acontece nesta semana, entre os dias 8 a 11 de junho, e traz como tema
principal a “História do rádio na Alta Mogiana”. As atividades serão realizadas
na Igrejinha Caititu, situada entre os municípios de Cristais Paulista e
Ribeirão Corrente, próximo a Franca (SP).
De acordo com as idealizadoras do projeto, Flávia Lancha, empresária, e Lucileida Castro, professora, o evento é um momento de compartilhar informações, mas também de colocar as crianças como participantes ativos de toda a programação. “Essa trajetória da rádio na região da Alta Mogiana será contada pelas próprias crianças. Elas irão conhecer e vivenciar a história desse importante e até hoje essencial meio de comunicação ao longo desse um século de existência”, destaca Flávia.
Sobre as atividades – Dentre as diversas atividades realizadas ao longo da 13ª GIMA - Feira Cultural da Alta Mogiana, os estudantes participarão de diversos concursos como: Foto/Poema, que serão estampados nas camisetas do evento; Fanzine; Cantor (a) e Locutor (a) mirins. Nos três primeiros dias do evento, os 16 finalistas serão avaliados por um júri técnico composto por profissionais da comunicação; fotógrafo; músicos; maestro e radialistas. No dia 11, os primeiros lugares de cada categoria serão premiados com uma bicicleta aro 26 com 18 marchas.
Como será a 13ª GIMA - Feira Cultural da Alta Mogiana? O evento acontecerá das 11h às 15h30 durante os quatro dias. Cada período receberá em torno de 700 crianças, sendo maior número no sábado.
A programação acontecerá dentro de uma enorme tenda construída no espaço cedido pela Igreja Caititu. Quando as crianças chegarem, um grande túnel de 10 metros estará esperando por elas, exibindo fotos, mini poemas, fanzines e algumas referências sobre a moda nos tempos áureos do rádio. “A ideia é mostrar a importância do rádio, principalmente para as pessoas que viviam no campo. As crianças de hoje não sabem que o único meio de comunicação que nossos avós, bisavós tinham eram era o rádio. Há histórias de que as famílias mandavam recado uma para outra pela rádio local”, lembra Lucileida.
Depois de percorrerem o túnel, os alunos serão conduzidos para um auditório com arquibancadas, palco e cadeiras. “Neste espaço serão apresentadas várias atrações como: peças de teatro; palestras lúdicas sobre como era a comunicação, os shows de auditório, as propagandas e toda a física existente por trás dos transmissores e receptores de rádio”, explica. E para incentivar a curiosidade dos alunos, acontecerão apresentações musicais, brincadeiras folclóricas, oficinas de gaminificação e concurso cultural (de perguntas e respostas), todas relacionadas ao tema.
E para fechar o evento, serão ministradas palestras educativas de como preservar o meio ambiente e economizar energia. Inclusive, terá um profissional que mostrará como funciona na prática, através de uma maquete, o consumo de energia elétrica. Esta maquete traz todos os cômodos de uma residência com chuveiro, ar condicionado, ou seja, apresentando exatamente o consumo de energia numa casa de verdade”, explica Flávia Lancha.
Premiações e sorteios – No dia 11 de junho, cada vencedor de categoria ganhará uma bicicleta. Porém, todos os participantes também concorrerão a 100 bicicletas que serão sorteadas. E não são somente os alunos que ganharão presentes. As escolas que mais pontuarem, por terem participado com maior número de inscritos nas oficinas, serão premiadas com impressoras.
Apoio e patrocínio: O projeto tem o apoio do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, pelo do programa de Ação Cultural, modalidade ICMS, e é produzido pela MVM Movimentos Culturais, tendo a Usina Alta Mogiana como a patrocinadora oficial. O ProAC ICMS é a modalidade do programa de fomento paulista que funciona por meio de patrocínios incentivados e renúncia fiscal. Para ter acesso aos recursos disponíveis, os artistas, grupos ou produtores devem submeter seus projetos à análise de uma comissão especializada, que avalia requisitos como relevância artística e adequação da proposta orçamentária.
Para a MVM Movimentos Culturais, produzir um evento com uma história consolidada como a GIMA, é de uma responsabilidade e alegria tamanha: "Seguir com uma produção que faz tanta diferença na comunidade, após mais de dois anos de pandemia, foi um desafio enorme. Mas com o apoio do ProAc e de fornecedores e profissionais engajados, a 13º GIMA - Feira Cultural da Alta Mogiana, nasceu ainda mais forte e com mais vontade de transformar a realidade dos alunos das cidades envolvidas. Levamos cultura e educação para quem precisa e onde precisa, de uma forma lúdica e ampla", conta Viviane Mendonça, diretora executiva da produtora.
Este ano, o evento contará com o apoio da Escola Pestalozzi de Franca (SP), que desenvolve um projeto de engajamento social chamado Grupo Despertar. Cerca de 100 voluntários acompanharão os alunos no dia 11, sábado.
E, para encerrar, em comemoração à GIMA, no dia 12 acontece a corrida rústica “MeiaGIMA 21k”, entre o CAITITU e o município de Ribeirão Corrente.
Confira a programação completa
- Túnel do tempo (que permanecerá todos os dias): Instalação
com fotopoemas, fanzines e fotografias que documentam o período de pré-produção
da 13ª GIMA sob a ótica das próprias crianças.
- Oficina de Gamificação
- Programação ao vivo da Rádio GIMA PRB-13
- Apresentação Teatral: A Frequência da Paixão (Comédia), com
Cia Santarosa de Ribeirão Preto
- Momento do Meio Ambiente: Conversa com os ouvintes sobre a importância do consumo consciente de energia elétrica no cotidiano – Apoio: Furnas
DIA 9
- Oficina de Gamificação: Assimilar Cultura Através da Criação de Jogos
- Programação ao vivo da Rádio GIMA PRB-13
- Apresentação Teatral: A Frequência da Paixão (Comédia), com
Cia Santarosa
Momento do Meio Ambiente: Conversa com os ouvintes sobre a
importância do consumo consciente de energia elétrica no cotidiano – Apoio: Furnas
Programa Café com Prosa:
Como podermos desenvolver nossa região? - Apoio da Uni-FACEF
DIA 10
- Oficina de Gamificação: Assimilar Cultura Através da Criação de Jogos
- Programação ao vivo da Rádio GIMA PRB-13
- Contação de História
com a Cia Renda de Lenda
Momento do Meio Ambiente: Conversa com os ouvintes sobre a importância
do consumo consciente de energia elétrica no cotidiano - Apoio de Furnas
- Programa aumente o som do rádio, com Tio Paulão - músicas e
causos
DIA 11
- 8h Abertura Oficial
- Oficina de Jogos Folclóricos (ao longo do dia)
- 9h – início da programação ao vivo da Rádio GIMA PRB-13:
- Concursos: de Melhor Locutor ou Locutora Infantil / Melhor
Cantor ou Cantora Infantil / Fotopoema
- Programa “Esse é seu dia de sorte”: Veja seu cupom, você ganhou uma bola ou uma
bicicleta?
- Apresentação de dança
- Programa “A hora do almoço”
- Programa “Quem sabe sabe”
- Programa “O último jogo Foto: Arquivo Gima