Brasil atinge marco histórico de 1 milhão de usinas solares em telhados de casas, empresas, indústrias e terrenos

O levantamento, realizado pelo Meu Financiamento Solar, com base em dados da ANEEL, revela que 77,7% das placas fotovoltaicas estão instaladas em resi

Brasil atinge marco histórico

O Brasil acaba de atingir o marco histórico de 1 milhão de pequenas usinas de energia solar instaladas em telhados, fachadas e terrenos. O levantamento, realizado pelo Meu Financiamento Solar (MFS), maior fintech do segmento, com base em dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), revela que 77,7% das placas fotovoltaicas estão em residências, 12,3% em comércios e 7,7% no setor rural.

A alta na conta de luz impulsiona a população brasileira a buscar formas de economizar energia elétrica. Neste ano, os reajustes realizados pela Aneel chegaram a quase 25%, reduzindo ou até anulando o efeito da mudança para a bandeira verde. Segundo o IPCA de abril (IBGE), a tarifa residencial no país acumula inflação de 20,52% nos últimos 12 meses.

A geração distribuída é recente no Brasil: o primeiro sistema foi instalado em 2008 e, atualmente, são mais de 10,6 gigawatts em painéis solares em operação em telhados de casas, empresas, indústrias e terrenos rurais que abrangem mais de 1,2 milhões de consumidores beneficiados.

"Como toda nova tecnologia, as pessoas ainda questionam os benefícios de investir R 30 mil na compra de painéis solares. Porém, hoje os clientes podem tomar crédito e financiar o pagamento em até 7 anos", explica Carolina Reis, diretora comercial do MFS. "Após esse período os clientes terão energia limpa e de graça por mais de 20 anos. Considerando uma conta de R 400, estamos falando de uma economia que pode chegar a quase R 100 mil no período", completa.

As vantagens desse recurso energético são muitas, sendo as principais: autonomia energética, segurança no abastecimento elétrico, valorização do imóvel, manutenção simples, economia na conta de energia elétrica e geração de energia limpa, contribuindo para a preservação do meio ambiente e redução de gases de efeito estufa. "Pensando em benefícios sociais e ambientais, a energia solar é uma ferramenta para combater a desigualdade ao acesso à energia elétrica, às mudanças climáticas e gerar empregos de qualidade", destaca Reis.

 

Número de sistemas por classe de consumo:

1º - Residencial: 777,2 mil

2º - Comercial: 123,6 mil

3º - Rural: 77,1 mil

4º - Industrial: 18,7 mil

5º - Poder Público: 2,8 mil

 

Número de sistemas por estado:

1º - São Paulo: 163,5 mil

2º - Minas Gerais: 158,3 mil

3º - Rio Grande do Sul: 134,3 mil

4º - Mato Grosso: 51,9 mil

5º - Rio de Janeiro: 50,7 mil


Foto divulgação Portal Solar

Notícias relacionadas
© Setor de energia solar deve fechar o ano com incremento de 3,7 mil novas empresas no País

Setor de energia solar deve fechar o ano com incremento de 3,7 mil novas empresas no País

© Governo faz propaganda da transição energética na COP 29, enquanto aumenta imposto para frear crescimento da energia solar

Governo faz propaganda da transição energética na COP 29, enquanto aumenta imposto para frear crescimento da energia solar

© Indra Energia proporcionou cerca de R$40 milhões de economia para postos de combustíveis

Indra Energia proporcionou cerca de R$40 milhões de economia para postos de combustíveis

© Mato Grosso do Sul supera 1,3 gigawatt de potência na geração própria solar

Mato Grosso do Sul supera 1,3 gigawatt de potência na geração própria solar

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook