Uso de agrotóxico amplia riscos de câncer, alerta oncologista

Uso de agrotóxico amplia risc

O médico Ramon de Mello ressalta que o produto pode provocar tumores oncológicos na mama, no fígado, entre outros órgãos

 

O Brasil continua usando um agrotóxico banido de países da Europa e também dos Estados Unidos. Mesmo em pequenas quantidades, o produto pode causar danos na saúde como câncer e malformações de fetos. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) adiou recentemente a decisão de banir ou liberar o uso do carbendazim nas plantações brasileiras.

 

"Os alimentos com agrotóxicos trazem grandes males para a saúde. Esses produtos aceleram as mutações nas células cancerígenas, originando neoplasias como câncer de mama, testículos e fígado", alerta o médico oncologista Ramon Andrade de Mello, professor da disciplina de oncologia clínica do doutorado em medicina da Universidade Nove de Julho (Uninove), do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e PhD em oncologia pela Universidade do Porto, Portugal. Para as gestantes, o produto pode ainda levar ao diagnóstico de leucemia e linfoma.


 Mas os pesticidas não trazem perigos apenas para os trabalhadores das lavouras ou pelo consumo de produtos in natura. Pelo processo de bioacumulação, podem ser presentes em produtos como pães e biscoitos processados pela indústria. "Ou ampliamos o debate sobre o uso desses produtos, ou teremos um crescimento acelerado de diagnóstico de câncer nas próximas décadas", sentencia o médico.

O oncologista afirma que estudos internacionais com 3.800 amostras de soro de pacientes, de 35 países, concluíram que os agrotóxicos aumentaram as taxas de mortalidade associadas ao câncer de pulmão e de cólon em populações distintas. "Estamos avançando na busca de novas terapias contra o câncer, mas, ao mesmo tempo, ampliamos o uso de pesticidas que estão, comprovadamente, aumentando os riscos de tumores oncológicos", ressalta Mello.

 


Os agrotóxicos respondem ainda por mais de 70 mil intoxicações agudas e crônicas todos os anos, segundo um estudo da OIT (Organização Internacional do Trabalho). "No Brasil, nas regiões de uso intensivo desses produtos, pesquisas apontam o aumento de casos de câncer de mama, como em Mato Grosso", exemplifica o oncologista.

 

Sobre Ramon Andrade de Mello

Pós-doutorado em Pesquisa Clínica no Royal Marsden NHS Foundation Trust (Inglaterra), Ramon Andrade de Mello tem doutorado (PhD) em Oncologia Molecular pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (Portugal).



Foto capa divulgação MST

Notícias relacionadas
© Sucessão familiar no agronegócio: planejamento estratégico é fundamental na garantia do legado aos herdeiros de maneira sustentável

Sucessão familiar no agronegócio: planejamento estratégico é fundamental na garantia do legado aos herdeiros de maneira sustentável

© Cigarrinha-das-raízes na cana-de-açúcar: como escolher o manejo correto para combater a praga

Cigarrinha-das-raízes na cana-de-açúcar: como escolher o manejo correto para combater a praga

© Perdas da cana-de-açúcar vão além das queimadas

Perdas da cana-de-açúcar vão além das queimadas

© Assédio eleitoral nas empresas: um alerta para o segundo turno das eleições

Assédio eleitoral nas empresas: um alerta para o segundo turno das eleições

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook