O lançamento da pedra fundamental do Centro de Excelência do SENAR da Cana-de-açúcar ocorreu nesta quinta-feira (28/4), no estande da FAESP - Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo – na Agrishow 2022, com a presença de Daniel Kluppel Carrara, diretor geral do SENAR Nacional, Francisco Matturro, secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo e presidente da Agrishow, Maurílio Biagi Filho, presidente de honra da feira, Tirso Meirelles, vice-presidente da FAESP, e Duarte Nogueira, prefeito de Ribeirão Preto.
O Centro de Excelência receberá R$ 15 milhões em investimento, com entrega prevista para 2023. “É um Centro de Excelência nacional com efeitos diretos no estado de SP, mas tudo que for feito em termos de cana, conteúdos, vídeos e materiais didáticos no Brasil sairá deste centro. Este é o conceito do Centro de Excelência do Senar”, enfatizou Carrara.
O primeiro Centro de Excelência, considerado modelo pelo SENAR, está localizado em Juazeiro/BA, no polo de fruticultura. Outros polos são o de bovinocultura de corte, em Campo Grande/MS; ILPF (Integração Lavoura, Pecuária e Floresta) em Tangará da Serra/MT; Café, em Varginha/MG; e Ribeirão Preto/SP, da cadeia produtiva da cana-de-açúcar.