Período de chuvas favorece disseminação de doenças bacterianas em hortifrútis

Período de chuvas favorece di
Período de chuvas favorece di
Período de chuvas favorece di
Período de chuvas favorece di
Período de chuvas favorece di
Período de chuvas favorece di

As águas de março fecham o verão nas principais regiões produtoras de hortifrútis do Brasil. A alta incidência de chuvas eleva a umidade, pode acumular excesso de água nos cultivos e produzir lama. Esse é o ambiente ideal para a proliferação de bactérias causadoras de doenças nas hortículas e frutas, alerta o gerente de Marketing da UPL para fungicidas Marcelo Figueira.

"A chuva é essencial para o sucesso da agricultura. Seu excesso, entretanto, pode abrir as portas para a disseminação de doenças bacterianas. Em algumas culturas, como a do tomate, esses problemas podem causar 25% de perda, o que impacta não só na lucratividade do produtor, mas no preço final à população", ressalta o especialista.

De acordo com Figueira, as dezenas de espécies de bactérias mais comuns no país precisam de calor, além da água, para se desenvolveram. "No Sudeste, o período de maior preocupação vai de setembro a abril. Nessa área, São Paulo e Minas Gerais são especialmente afetados. Já nas áreas litorâneas do Nordeste, o período é de maio a setembro."

Um dos mais eficientes recursos contra as bactérias é o ingrediente ativo casugamicina, que tem função antibiótica e inibe a incorporação de aminoácidos nos ribossomos – que são as células responsáveis pela síntese de proteínas – de bactérias e fungos. Com essa ação, compostos feitos com casugamicina ajudam a proteger os cultivos com eficácia contra os problemas fitossanitários.

"Esse ingrediente ativo está presente em Kasumin, produto desenvolvido pela UPL e registrado no Brasil para o combate a cerca de 20 espécies de bactérias em mais de 60 culturas agrícolas. Essa solução, de origem biológica e obtido por meio de fermentação natural, possui efetiva ação penetrante, com efeito preventivo e curativo, além de alta seletividade", diz Marcelo Figueira.

Kasumin possui baixa carência – de 1 dia para o tomate, por exemplo – e trata as principais doenças que afetam os hortifrútis, como brusone, cancro, canela preta, cercosporiose, manchas (angular, aureolada, bacteriana, aquosa e foliar), olho-pardo, podridão (mole e do colmo), pústula, queima da folha e septoriose.

Notícias relacionadas
© Morte de abelhas leva a Polícia Científica do Paraná a identificar agrotóxico usado irregularmente no Brasil

Morte de abelhas leva a Polícia Científica do Paraná a identificar agrotóxico usado irregularmente no Brasil

© Feroce, inseticida da UPL, obtém registro para combater 'cascudinho' da soja

Feroce, inseticida da UPL, obtém registro para combater 'cascudinho' da soja

© Mapa fecha empresa clandestina de fertilizantes e agrotóxicos em Araraquara

Mapa fecha empresa clandestina de fertilizantes e agrotóxicos em Araraquara

© Mapa recolhe cerca de cinco toneladas de agrotóxicos ilegais apreendidos

Mapa recolhe cerca de cinco toneladas de agrotóxicos ilegais apreendidos

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook