Apesar da pandemia da covid-19 que continua afetando a economia do país, o ano de 2021 não foi inteiramente perdido para o setor de biodiesel. Mesmo com o Governo Federal determinando seguidas reduções na mistura obrigatória de maio em diante numa tentativa de – pelo menos – aliviar a tendência de alta nos preços finais do diesel, as usinas brasileiras ainda encontraram espaço para aumentarem a produção em quase 5,1% sobre o ano anterior.
Dados apontam que os fabricantes irrigaram o mercado brasileiro com cerca de 6,76 milhões de m³ de biodiesel. São pouco mais de 326,4 mil m³ acima do que foi apurado ao longo de 2020.
Contudo, o setor, esperava bem mais. Embora os números ainda não sejam finais –falta a ANP divulgar os dados de dezembro –, as vendas de diesel das distribuidoras demandaram o consumo de aproximadamente 6,81 milhões de m³ de biodiesel puro.
O cálculo leva em consideração os cortes do B13 para B10 nos terceiro, quarto e sexto bimestres e para B12 no quinto bimestre.
Biodiesel
Combustível composto de carbono neutro, o biodiesel é de origem renovável e contribui para a movimentação do agronegócio mundial.
Texto: Da Redação com informações da BiodieselBR.com
Foto: BiodieslBR