Podcast WoodFlow debate impactos da taxação dos EUA na madeira brasileira

Especialistas discutem os desafios para a indústria brasileira diante da possível tarifa de 25% sobre as importações de madeira nos EUA

Podcast WoodFlow debate impact

Em mais uma edição do Podcast WoodFlow, o CEO da WoodFlow, Gustavo Milazzo, recebeu o Diretor de Desenvolvimento e Qualidade da STCP, Rômulo Lisboa, e o CEO da Global Prime Wood e presidente do Sindimadeira (RS), Leonardo de Zorzi, para debater os efeitos que a taxação de 25% sobre a importação de madeira dos EUA pode causar no mercado de madeira brasileiro. 

Sob uma perspectiva otimista, Leonardo de Zorzi comentou que a indústria brasileira de madeira serrada de pinus conquistou seu espaço e apesar de representar uma fatia pequena do mercado norte americano, é bastante representativa nos produtos fornecidos, como a cerca de pinus e madeira para embalagens.

“Tudo que a gente construiu ao longo de todos esses anos… A nossa indústria aqui no Brasil não vai ser perdida. Nós ficamos bons naquilo que a gente faz", disse Leonardo.

Guerra tarifária

A incerteza sobre política tarifária sobre a importação de madeira nos Estados Unidos é um dos pontos que mais preocupa o empresário do setor aqui no Brasil. Leonardo de Zorzi destacou que ainda não há uma normativa sobre quais produtos serão taxados dentro da cesta que compreende a madeira, mas destaca que o mercado dos EUA pode sofrer com preços mais altos, sobretudo em elementos de construção de casas por lá, como a madeira serrada de pinus e o compensado de pinus.

“Ainda não existe nenhuma norma indicativa, mas de fato existe essa ameaça. Se ela realmente for colocada dessa maneira, 25% é muita coisa. Vai se criar um impasse muito grande e vai acabar custando mais caro o produto, que no final da história é ruim para todo mundo”, apontou Leonardo.

Na visão dos entrevistados, essa incerteza de mercado faz com que muitos investimentos sejam postergados e temem que a demanda por madeira nos EUA caia nos próximos meses.

Escutar o mercado e ser resiliente

Manter uma escuta ativa do mercado e buscar por novos clientes pode ser uma saída para driblar a guerra tarifária dos Estados Unidos. Finalizando a conversa, resiliência foi a palavra eleita como chave para os industriais brasileiros enfrentarem esse período de incertezas. Porém os entrevistados apontam que é preciso ser resiliente e, ao mesmo tempo, é necessário que o país e o setor se organizem para conquistar ainda mais relevância.

Rômulo aponta para a necessidade e a oportunidade atual de se apropriar da capacidade florestal brasileira e construir um planejamento de longo prazo. “É importante, no ano de 2025, se manter muito atento e construir estratégias mais adequadas para os nossos negócios, buscando mitigar impactos", destacou Rômulo.

Sobre o Podcast WoodFlow

O Podcast WoodFlow é uma iniciativa da startup de exportação de madeira WoodFlow, e visa debater, uma vez ao mês, sobre o mercado de madeira. O CEO da WoodFlow, Gustavo Milazzo conduz as entrevistas sempre retratando o cenário e o futuro da madeira. 

Notícias relacionadas
© As belezas naturais do Brasil vistas do espaço: um espetáculo de biodiversidade e grandiosidade

As belezas naturais do Brasil vistas do espaço: um espetáculo de biodiversidade e grandiosidade

© NOTA ORPLANA – Impacto dos incêndios para os produtores de cana-de-açúcar

NOTA ORPLANA – Impacto dos incêndios para os produtores de cana-de-açúcar

© Queda de Avião da VOEPASS em Vinhedo Resulta na Morte de 62 Pessoas

Queda de Avião da VOEPASS em Vinhedo Resulta na Morte de 62 Pessoas

© Governo de MS apresenta plataforma que traz mais transparência ao trabalho contra incêndios no Pantanal

Governo de MS apresenta plataforma que traz mais transparência ao trabalho contra incêndios no Pantanal

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook