Agricultora, empresas e associações mostram experiências com ESG no setor sucroenergético

Agricultora, empresas e associ
Agricultora, empresas e associ
Agricultora, empresas e associ
Agricultora, empresas e associ
Agricultora, empresas e associ
Agricultora, empresas e associ

Durante webinar realizado pela Fundação Solidaridad, audiência teve acesso a casos práticos de sustentabilidade na cadeia da cana-de-açúcar

A Fundação Solidaridad realizou na última semana o webinar ESG: Casos práticos de sustentabilidade na cadeia da cana. Na oportunidade, empresas do setor, associações de produtores e profissionais falaram sobre suas experiências de sucesso na implementação do conceito em seus negócios. Uma das palestrantes foi a produtora rural Paula Bellodi Santana, titular da Fazenda Belo Horizonte, localizada em Jaboticabal (SP).

A mesa de debatedores do evento on-line ainda foi composta pelo diretor de negócios agrícolas da Raízen, Ricardo Berni, o coordenador de operações de carbono para Brasil e Argentina da Bayer CropSciences, Carmino Bertolino, o superintendente da Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba (Socicana), Rafael Kalaki, o diretor no Brasil da Fundação Solidaridad, Rodrigo Castro, e a gerente de projetos de cana-de-açúcar da instituição, Aline Silva.

ESG na prática

Formada em administração, a produtora é a quarta geração de uma família de canavicultores. Após o falecimento de seu pai há nove anos, ela e as irmãs assumiram as rédeas dos negócios da família. “Coube a mim atuar no campo, comendo poeira e dando continuidade ao legado profissional do meu pai. Digo legado porque, quando ainda não se falava em restauração ambiental, meu pai já restaurava. Meu único mérito é estar dando continuidade a este lindo trabalho”, disse.

A fazenda de Paula Santana possui 175 hectares, dos quais cerca de 100 HA são destinados ao cultivo de cana-de-açúcar e 26 HA para Áreas de Preservação Permanente (APP) e Áreas de Reserva Legal (ARL). “Para mim, ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) é um conjunto de práticas que visam a construção de um negócio próspero, mas consciente, que visa um mundo melhor”, comentou Paula. Entre as ações realizadas na propriedade destacadas pela administradora, a principal é o amor e respeito ao meio ambiente. Prova disso foi a restauração de 15% da propriedade ao longo dos últimos 40 anos.  “Não somos donos da terra, cuidamos dela”, lembra.

Com foco no social, a fazenda tem grande respeito à legislação trabalhista, segurança e saúde do trabalhador. Para a letra G de Governança, a produtora destacou a importância de pagar em dia não apenas os salários, mas também todas as obrigações de seus colaboradores. Além disso, boas práticas contábeis e transparência nas práticas administrativas são fundamentais.

Empresas e associações

Durante o webinar, Ricardo Berni ressaltou sua experiência e posicionamento da empresa. “Para a Raízen, a sustentabilidade é uma base estratégica desde sua fundação, somos líderes no setor e precisamos ser exemplo. O ESG é para nós o perfeito equilíbrio, entre sustentabilidade, social e uma governança cada vez mais transparente. Mais do que um modismo, é uma tendência sem volta”, disse.

Berni ainda mencionou o programa ELO, que desde 2014 é desenvolvido em parceria com a Solidaridad junto aos fornecedores de matéria-prima da Raízen. “Este é um programa de impacto. Não de prateleira. Ele muda a vida das pessoas, dos produtores. Nos previne não só dos problemas legais, mas sobretudo tem como pano de fundo um mundo melhor e de melhores práticas, além do que determina as legislações”, detalhou o executivo.

Carmino Bertolino comentou sobre a o programa Bayer Carbono Brasil, com iniciativas como o Pro Carbono, que incentiva o agricultor a ter uma produção sustentável. Inicialmente desenvolvido para grãos, o projeto passou a ser desenvolvido também para a cultura da cana. “Em linhas gerais, contempla protocolo de aferição do carbono em solo e incentivo de práticas de sustentabilidade visando o aumento de produtividade e rentabilidade”, explicou.

Por parte das associações, Rafael Kalaki discorreu sobre o apoio que a Socicana fornece para a sustentabilidade nas propriedades associadas. “Temos o papel de orientar, levar ferramentas e soluções, capacitar, facilitando a vida do produtor. Além disso, mostramos que ele muitas vezes já pratica a sustentabilidade, em outras ele só precisa de uns ajustes. E o mais importante: ele faz no momento dele, com os recursos que tem disponíveis”, disse. Ele também destacou a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido junto à Solidaridad para o sucesso das iniciativas de sustentabilidade da entidade.

Fechando as apresentações, Rodrigo Castro, destacou que cada elo da cadeia e cada ator nela inserido estão unidos pelo desafio da sustentabilidade. “Um depende do outro para que a gente possa avançar de forma eficiente com o ESG no setor da cana de forma eficiente. Cada um tem uma contribuição gigantesca para a melhoria contínua da cadeia”, afirmou.

Lançamento de vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=mIEVh9rAHZQ

A Fundação Solidaridad ainda promoveu o lançamento oficial de seu vídeo institucional sobre a cultura de cana-de-açúcar, com a qual mantém atuação há mais de uma década. Atualmente, a Solidaridad tem um papel importante na cadeia canavieira, por meio de vários projetos que apoiam práticas sustentáveis nas propriedades, integram produtores aos programas de melhoria contínua das usinas e associações e trabalham para melhorar as condições de trabalho dos trabalhadores e trabalhadoras.

De acordo com Aline Silva, gerente de projetos de cana-de-açúcar da Solidaridad, o webinar superou as expectativas. “Foi muito bom poder conversar sobre os projetos da Solidaridad com nossos parceiros e ver a relevância dessas iniciativas para o desenvolvimento de uma cadeia sustentável da cana no Brasil. Esse trabalho só é possível com o engajamento dos atores”, avaliou. Ela ainda destacou o engajamento do público: foram cerca de 150 inscritos e quase 80 participantes.

Notícias relacionadas
© Aprovação de projeto que regulamenta mercado de carbono no Brasil abre oportunidades para os produtores de cana

Aprovação de projeto que regulamenta mercado de carbono no Brasil abre oportunidades para os produtores de cana

© Safra de cana no Norte-Nordeste supera 21 milhões de toneladas até 15 de outubro

Safra de cana no Norte-Nordeste supera 21 milhões de toneladas até 15 de outubro

© Com 34 mi de ton de cana processadas, moagem cresce 2,75%

Com 34 mi de ton de cana processadas, moagem cresce 2,75%

© Produtividade na cana-de-açúcar segue abaixo da média da safra passada, diz CTC

Produtividade na cana-de-açúcar segue abaixo da média da safra passada, diz CTC

Comentários 1
  • An impressive share! I have just forwarded this onto a coworker who had been conducting a little research on this. And he actually ordered me lunch because I found it for him... lol. So let me reword

    21/02/2022
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook