Nesta sexta-feira, 10/12, a Copersucar conquistou o primeiro lugar no Prêmio Empresas Mais 2021 na categoria Atacado e Distribuição, pelo segundo ano consecutivo. A publicação promovida pelo jornal O Estado de São Paulo em parceria da Fundação Instituto de Administração (FIA) e consultoria Austin avaliou os critérios econômicos e a atuação das 1500 maiores empresas do País nas áreas de Governança Corporativa, Inovação e Sustentabilidade.
"É com muita honra que recebemos este importante prêmio. Nós enfrentamos um desafio muito grande na safra 2020/2021 e a companhia mostrou flexibilidade para gerar resultados muito positivos. Hoje nós somos a maior comercializadora de açúcar e etanol do mundo e estamos prontos para continuar crescendo, levando alimento natural e combustível renovável para o mundo e tendo a sustentabilidade como centro do nosso modelo de negócios.", comenta João Roberto Teixeira, presidente da Copersucar S/A.
Na safra 2020/2021, a Copersucar S/A teve um forte desempenho ao alcançar R$ 375 milhões de lucro líquido consolidado, valor três vezes maior na comparação com período anterior. A empresa também ultrapassou pela primeira vez a marca de R$ 38,7 bilhões de faturamento, um montante 10 vezes maior que o registrado na safra 2009-2010. Este desempenho foi importante para a conquista do prêmio Estadão Empresa Mais, uma vez que a avaliação considera a trajetória da empresa, analisando receita, ativos e ebitda dentro de uma linha de tempo de cinco anos. Este crescimento da companhia nos últimos anos é fruto de resultado do plano estratégico de atuação como plataforma global de negócios de açúcar, etanol e logística, aliada a um eficiente sistema de parcerias e às melhores práticas ambientais, sociais e de governança.
Mesmo em um período complicado, em meio às incertezas impostas pelos possíveis impactos da pandemia sobre a economia e o consumo, a empresa garantiu a oferta de produtos essenciais, com energia limpa e alimento natural, de maneira segura e sustentável, cumprindo o seu propósito de conectar o campo ao mundo. Todas as operações apresentaram crescimento sustentável, em especial a Eco-Energy e da Alvean Sugar, que colaboraram significativamente com a evolução da rentabilidade da empresa. Um dos grandes destaques da última safra foi a aquisição integral da Alvean, que possui cerca de 20% de market share global, confirmando o plano traçado para colocar a Copersucar como referência mundial no mercado de açúcar.
Destaque para a contribuição ao clima
"Além do excelente resultado financeiro, um dos fatores que nos deixa mais entusiasmados a seguir evoluindo é saber que esta conquista está acompanhada de uma sólida contribuição com o meio ambiente. A sustentabilidade está na alma do nosso negócio, através da produção renovável e ambientalmente correta, onde a companhia se estabelece como uma das protagonistas de uma nova economia de baixo carbono", completou Teixeira.
Em 13 anos, a Copersucar trouxe um efeito positivo para o clima equivalente ao trabalho de 500 milhões de árvores. Só na última safra, a empresa proporcionou um saldo positivo em favor do clima de 2,4 milhões de toneladas de CO2eq no balanço líquido dos seus negócios e usinas sócias. Além disso, foi a maior emissora de créditos de carbono do País em 2020, com mais 3,1 milhões de títulos de CBios escriturados, valor proporcional a um projeto de reflorestamento com 21,7 milhões de árvores crescendo ao longo de 20 anos.