Após desativação de praças de pedágio, Dnit assume manutenção de rodovias do Paraná

Deste sábado, equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes atuam no controle dos 1.877 quilômetros de rodovias federais no estado

O Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), vai assumir a conservação de 1.877 quilômetros de rodovias federais paranaenses. A atuação da autarquia no estado se deve ao fim dos contratos com as concessionárias das estradas federais no Paraná, o que implicou na desativação das praças de pedágio.

As vias serão relicitadas em 2022, mas, As praças de pedágio das rodovias federais, operadas pelas concessionárias Econorte, Viapar e Rodovia das Cataratas, serão desativadas a partir da 0h deste sábado. Já os segmentos administrados por Caminhos do Paraná, Rodonorte e Ecovia terão as praças de pedágio desativadas a partir da 0h de domingo (28).

Para evitar congestionamentos e garantir a segurança dos usuários nas praças de pedágio, o Dnit e a Polícia Rodoviária Federal, em conjunto com o governo do estadual – por meio do Departamento de Estradas de Rodagem e a Polícia Rodoviária Estadual –, trabalham em soluções técnicas adequadas para melhorar o tráfego nesses locais. Durante o período sem as concessionárias, em função do fechamento dos pedágios, o fluxo de veículos no perímetro das praças será canalizado para as vias laterais das rodovias.

Nova concessão

O Ministério da Infraestrutura prepara a concessão de mais de 3 mil quilômetros de rodovias paranaenses. O projeto das Rodovias Integradas do Paraná engloba os trechos que estão sendo absorvidos pelo Dnit. A modelagem da nova concessão já está em análise pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O leilão e a assinatura de contato estão previstos para o primeiro semestre de 2022. A previsão é de que sejam investidos R$ 44 bilhões durante a vigência contratual.

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