Atvos inicia parceria com a Rede Apae Brasil para ampliar contratação de pessoas com deficiência

Projeto visa gerar oportunidades de trabalho nas regiões onde a empresa está presente

Atvos inicia parceria com a Re

Mato Grosso do Sul, abril de 2025 – A Atvos, uma das líderes na transição da matriz energética e uma das maiores produtoras de biocombustíveis do Brasil, fechou uma parceria com a Rede Apae Brasil para potencializar a contratação de pessoas com deficiência nas regiões onde está presente. Inicialmente, a iniciativa abrange o estado de Mato Grosso do Sul, onde assinou junto às Apaes de Ivinhema (MS) e Nova Alvorada do Sul (MS) um termo de cooperação para viabilizar o projeto nas Unidades Santa Luzia, em Nova Alvorada do Sul (MS), e Eldorado, em Rio Brilhante (MS).

A Rede Apae Brasil aplicará sua própria metodologia de Emprego Apoiado, que consiste na formação de uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de psicologia, assistência social e pedagogia, para buscar quem deseja ingressar no mercado de trabalho, bem como a realização de avaliações individuais para mapear habilidades, perfis e interesses profissionais. Além disso, as famílias terão acompanhamento, recebendo orientação sobre direitos e deveres trabalhistas e a função que desempenham nesse processo. Já a Atvos será assessorada na identificação de vagas compatíveis, recebendo suporte na adaptação dos novos colaboradores e na construção de um ambiente mais inclusivo.

"Acreditamos que a diversidade e a inclusão são valores fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária", afirma Cristiana Gomes, vice-presidente de Gente, Gestão e Sustentabilidade da Atvos. "Com essa parceria, queremos abrir portas para que mais pessoas com deficiência, principalmente aquelas das comunidades próximas às nossas operações, possam mostrar todo o seu potencial e crescer junto com a empresa", garante.

O presidente da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), o prof. Jarbas Feldner de Barros, afirma que a parceria com a Atvos representa mais um avanço na inclusão social no mundo do trabalho. “A Fenapaes tem atuado de maneira efetiva junto às Federações Estaduais e Apaes para garantir cada vez mais o protagonismo das pessoas com deficiência na sociedade, tendo o trabalho como uma das ferramentas essenciais nesse processo. A Rede Apae Brasil tem feito um trabalho diário e exemplar para assegurar e ampliar direitos, e essa parceria reforça o impacto que podemos gerar na vida de milhares de pessoas com deficiência e suas famílias”, afirma o prof. Jarbas Feldner.

No momento, a Atvos oferece oportunidades em diferentes áreas, como administrativo, agrícola, manutenção automotiva e almoxarifado. Podem se inscrever pessoas com deficiência com ou sem laudo. Os interessados dos municípios de Deodápolis, Glória de Dourados, Angélica e Rio Brilhante devem procurar a Apae de Ivinhema no telefone (67) 99290-2235. Já os candidatos da cidade de Nova Alvorada do Sul podem contatar a Apae do município no telefone (67) 3456-2622.

Apesar da iniciativa inédita, a Atvos desenvolve outras ações que possibilitam a profissionalização desse público. Nos municípios de Rio Brilhante (MS) e Glória de Dourados (MS), a companhia capacitou duas turmas de jovens aprendizes formadas exclusivamente por pessoas com deficiência no curso de assistente administrativo. Uma outra turma nesse mesmo modelo, em Mirante do Paranapanema (SP), concluiu a aprendizagem de almoxarifado em 2023.

Atualmente, a Rede Apae Brasil tem parceria com mais de 2,3 mil empresas espalhadas por todo o país, além de supermercados e farmácias. Somente em 2023, foram capacitadas e inseridas 1,9 mil pessoas com deficiência no mundo do trabalho e esse número segue crescendo.

Notícias relacionadas
© Uso do etanol faz Mato Grosso do Sul liderar a redução de emissões de CO2 no Brasil, aponta estudo da FGV

Uso do etanol faz Mato Grosso do Sul liderar a redução de emissões de CO2 no Brasil, aponta estudo da FGV

© Com bases avançadas em várias áreas do Pantanal, Governo de MS prepara combate aos incêndios e apoia comunidades

Com bases avançadas em várias áreas do Pantanal, Governo de MS prepara combate aos incêndios e apoia comunidades

© Setor de biocombustíveis apoia decreto que fortalece o RenovaBio e combate fraudes no mercado

Setor de biocombustíveis apoia decreto que fortalece o RenovaBio e combate fraudes no mercado

© Empresa supera R$ 12 milhões em negócios em 10 dias de Expogrande

Empresa supera R$ 12 milhões em negócios em 10 dias de Expogrande

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook