Ribeirão Preto (SP), 22 de abril de 2025 - A Massey Ferguson, referência no mercado agrícola brasileiro, traz para Agrishow 2025, realizada em Ribeirão Preto (SP) de 28 de abril a 2 de maio, soluções integradas para otimizar a operação da cana-de-açúcar. Com um portfólio que abrange desde o preparo do solo até o manejo da palha pós-colheita, a marca oferece maquinários versáteis e com tecnologias embarcadas para aumentar a eficiência, reduzir custos e promover práticas sustentáveis no campo.
"A participação da Massey Ferguson na Agrishow reforça nosso compromisso com o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. Estamos sempre ao lado do produtor, oferecendo um portfólio inovador que atende a várias etapas da operação agrícola. Nesta edição, trazemos soluções que aliam tecnologia, eficiência e sustentabilidade para atender produtores de todos os perfis e diferentes culturas, desde a agricultura familiar até de grande escala como no Cerrado, impulsionando a produtividade no campo e contribuindo para a evolução do setor", afirma Breno Cavalcanti, diretor de Marketing da Massey Ferguson.
Trator MF 6700: ideal para preparo do solo para cultivo da cana/Massey Ferguson
No segmento de tratores, a marca destaca o MF 6700, ideal para os tratos culturais da cana-de-açúcar, como cultivo e adubação. Com motor AGCO Power de quatro cilindros, com gerenciamento eletrônico, o modelo reduz o risco de falhas graves e oferece 10% de economia de combustível.
O trator MF 7300 é indicado para o transbordo agrícola, etapa em que a cana-de-açúcar é transferida para carretas. Esse sistema permite que a colheita continue sem interrupções, otimizando o tempo e reduzindo o tráfego de caminhões dentro do campo, minimizando a compactação do solo. Com motor AGCO Power de quatro cilindros e a transmissão Dyna-3 PowerShift, o modelo entrega alto torque em baixas rotações e proporciona economia de combustível de até 11%.
Trator MF 7700 indicado para operações de transbordo da cana-de-açúcar/Massey Ferguson
Já o trator MF 7700 oferece versatilidade tanto para o preparo do solo e plantio quanto para as operações de transbordo com cargas de maior porte. Equipado com motor eletrônico AGCO Power de seis cilindros, com potência de 195 cv e 210 cv, piloto automático, sistema hidráulico de três pontos dianteiro e traseiro, trabalha até 15% mais hectares por hora e apresenta 15% de economia de combustível. A transmissão Dyna-6 Power Shift proporciona mudanças de direção frente e ré sem o uso do pedal da embreagem e com a máquina em movimento.
Trator MF 8S: robusto para trabalhar com implementos maiores para o preparo do solo/Massey Ferguson
Para o produtor que busca mais potência, o trator MF 8S se destaca por ser um equipamento robusto, capaz de trabalhar com implementos agrícolas maiores, como arados de aiveca, lâmina curva que corta, levanta e inverte o solo, facilitando a aeração e a incorporação de matéria orgânica, e grades pesadas, essenciais no preparo do solo. Com potências de 245 cv a 305 cv, o modelo conta com o design exclusivo Protect-U, com 24 centímetros de espaço entre a cabine e o motor, que isola o ambiente interno de ruídos, calor e vibrações indesejadas, oferecendo conforto ao operador e uma operação silenciosa.
A marca apresenta também pulverizador MF 500R, na versão canavieira. Equipado com uma barra de 24 metros dobrável, é o único modelo que permite a aplicação de defensivos agrícolas em apenas um dos lados, possibilitando aplicações direcionadas e mais eficientes. O exclusivo sistema LiquidLogic® tem entre suas funções a recuperação do produto do sistema de pulverização para dentro do tanque após cada aplicação ou troca de produto, proporcionando economia e sustentabilidade, além de minimizar o desperdício e o impacto ambiental.
Pulverizador MF 500R, na versão canavieira/Massey Ferguson
Para completar o ciclo da operação da cana, a marca lança a enfardadora MF 2234 prismática, com capacidade para compactar fardos gigantes de até 3 metros de comprimento, facilitando o transporte e o armazenamento. O modelo oferece uma solução eficaz para o recolhimento da palha deixada após a colheita mecanizada, permitindo um alto rendimento na compactação da biomassa da cana-de-açúcar e promovendo a geração de energia limpa.
Sistema inteligente de ajuste automático de densidade dos fardos reduz perdas e contribui para uma logística mais eficiente/Massey Ferguson
Projetada para trabalhos pesados, a estrutura robusta da MF 2234 garante durabilidade, reduzindo o desgaste de componentes e minimizando a necessidade de manutenção. A tecnologia embarcada é um dos diferenciais dos equipamentos, permitindo ajuste automático do tamanho, compactação e recolhimento dos fardos diretamente da cabine do operador, otimizando o processo, reduzindo perdas e tornando a logística mais eficiente. Já a telemetria embarcada nos equipamentos possibilita o monitoramento remoto das máquinas, analisando o desempenho e garantindo maior controle sobre o consumo de combustível.
“Como os equipamentos de cana operam praticamente o ano inteiro, a economia proporcionada pela tecnologia representa um impacto significativo nos custos de produção”, explica Lucas Zanetti, gerente de marketing de Produto.
Novas tecnologias em pulverização
A Massey Ferguson apresenta na Agrishow 2025 a nova barra do pulverizador MF 500R, que combina aço, alumínio e fibra de carbono em uma estrutura inovadora de 42 metros. Desenvolvida para reduzir o peso sem comprometer a resistência, proporciona maior estabilidade e menor desgaste, além de diminuir o número de passadas na lavoura em até 29%, reduzindo a compactação do solo.
Entre as inovações do modelo, destaca-se o sistema OptiPulse, que controla o tamanho de gotas individualmente em cada bico de pulverização, evitando sobreposições e reduzindo a deriva, o que gera mais economia e sustentabilidade. O MF 500R também incorpora um novo sistema de nivelamento automático da barra, garantindo uma aplicação uniforme dos defensivos e aumentando a produtividade em até cinco sacas por hectare. Destaque também para o sistema de injeção direta, que mistura os defensivos na linha de aplicação, eliminando a necessidade de pré-mistura no tanque, reduzindo desperdícios e aumentando a eficiência operacional.
Em colheitadeira, a marca traz o modelo MF 6690 HD que oferece maior desempenho operacional, especialmente em áreas com altos relevos. Com a transmissão exclusiva Heavy Duty, proporciona até 25% a mais de capacidade de rampa. A máquina facilita a colheita, a execução de manobras e o deslocamento nas diferentes condições de topografia e culturas, sem a necessidade de trocas de marchas durante a operação. É a única do mercado em sua categoria que possibilita a utilização de plataforma draper de 25 pés, aumentando a qualidade de corte e reduzindo significativamente as perdas de grãos.
A solução de plantio formada pelo trator MF 8S e plantadeira Momentum viabiliza alta performance, com distribuição de peso pelo chassi para garantir um plantio uniforme em terrenos acidentados e sistema de fertilizantes que reduz em até 50% o desperdício. Disponível em versões de 18 a 24 linhas, a plantadeira oferece versatilidade de transporte, sem a necessidade de desmontagem de qualquer componente, podendo passar por porteiras e pontes com facilidade e segurança.
Para facilitar a aquisição das máquinas agrícolas, o produtor tem condições especiais de financiamento por meio do AGCO Finance, banco de fábrica da Massey Ferguson. Além disso, o Consórcio Nacional Massey Ferguson permite a compra planejada de maquinários, sem juros e com prazos de até 120 meses.