22ª Tecnoshow COMIGO assume compromisso e será carbono zero

Evento será realizado de 7 a 11 de abril, no Centro Tecnológico COMIGO, em Rio Verde (GO)

22ª Tecnoshow COMIGO assume c

Com o tema “Gerações do Agro”, buscando difundir a sucessão familiar no agronegócio e atingir um público de novos produtores rurais, a Tecnoshow COMIGO chega à sua 22ª edição. O evento, que será realizado de 7 a 11 de abril no Centro Tecnológico COMIGO, em Rio Verde (GO), foi lançado nesta quarta-feira (19) durante coletiva de imprensa e terá como meta zerar a sua emissão de carbono.

De acordo com o diretor de insumos da COMIGO e coordenador geral da Tecnoshow, Claudio Teoro, a sustentabilidade será um dos principais destaques da edição. “Em parceria com a Eccaplan, a cooperativa neutralizará as emissões de carbono da estruturação do evento, assegurando o Selo Evento Neutro, fazendo a compensação com créditos de carbono”, afirmou. Além disso, também será permitindo que os visitantes calculem sua pegada de carbono por meio de totens interativos e QR Codes na feira.

Além desta ação, a feira também prevê que a coleta seletiva de resíduos gerados atinja 100 toneladas. Desse total, 70% serão reciclados pela Coop-Recicla, enquanto os 30% restantes serão encaminhados ao aterro sanitário. “A feira terá, ainda, estandes em colaboração com o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba e Rio dos Bois, que orientarão os produtores rurais sobre o uso sustentável dos recursos hídricos; além da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (SEMAD-GO), que oferecerá informações sobre licenciamento ambiental, outorga para uso da água e regularizações ambientais”, explicou o coordenador, destacando também a distribuição de mais de 20 mil mudas de árvores nativas.

Esse compromisso com a sustentabilidade, como ressaltou o presidente executivo da COMIGO, Dourivan Cruvinel, reflete a rotina da cooperativa. “A Tecnoshow é uma vitrine para mostrar o trabalho realizado ao longo do ano. Temos nos dedicado muito, especialmente neste ano, quando completamos 50 anos, o que inspirou o tema ‘Gerações do agro’, ressaltando a importância das diversas gerações que integram esse setor essencial para o país”, comemorou.

Estrutura atualizada

Semelhante à edição anterior, a feira de 2025, 100% comercializada e com 695 expositores, contará com a ampliação dos espaços de convivência, melhorias na segurança e expansão da área gramada. Entre as principais ações, destacam-se a ampliação de banheiros femininos, a pavimentação asfáltica de 1.800 m², a expansão de 2.000 m² na área gramada para locação e a instalação de um transformador adicional de 150 KVA, totalizando 20 unidades.

“Essas melhorias visam aprimorar a infraestrutura, garantindo mais conforto, segurança e funcionalidade para os visitantes, que devem somar 150 mil pessoas este ano, um aumento de 10% em relação à edição anterior, além de impulsionar a comercialização na feira, que deve crescer 5%, atingindo aproximadamente 10 bilhões de reais”, explicou Claudio Teoro.

Em complemento, o presidente do Conselho Administrativo da COMIGO, Antonio Chavaglia destaque que o cenário positivista está atrelado aos bons resultados da última safra. “Estamos em um momento muito positivo para a produção regional que, mesmo com alguns problemas enfrentados, como os causados pelo clima, tem entregado bons resultados e isso poderá ser visto nas comercializações durante essa edição da Tecnoshow”, frisou Chavaglia.

Na área de Pecuária, a feira contará com cerca de 800 animais, incluindo bovinos de corte e leite, equinos, muares, ovinos, peixes, pôneis e cães pastores. Estão previstas exibições de equinos, muares e cães pastores, além de palestras sobre saúde animal, nutrição e manejo das diferentes espécies, e apresentações sobre novas tecnologias no auditório 3, além de dinâmicas pecuárias que serão definidas.

No setor de Paisagismo, a previsão é de plantar 90 mil mudas ornamentais de 12 espécies diferentes, além de cerca de 100 vasos com flores variadas. O processo teve início com os pedidos de mudas em julho de 2024, seguido pelo plantio no CTC em janeiro de 2025.

Vale destacar que a edição também contará com um heliponto, com capacidade para até 12 aeronaves.

Palestras para todos os públicos

A programação da Tecnoshow 2025 incluirá mais de 300 horas de palestras com renomados especialistas, como Fernando Beltrame, Thiago Bernardino, Paulo Arbex, Aldo Rebelo e José Luiz Tejon. A escolha dos temas e convidados, conforme Teoro, levou em consideração o desempenho do agronegócio no ano anterior.

 “É essencial pensarmos no futuro do setor, por isso teremos profissionais que abordarão maneiras de continuar crescendo de forma segura e eficiente. Serão 3 auditórios com apresentações diárias”, detalhou.

Notícias relacionadas
© João Marchesan, presidente da Agrishow, afirma que 30ª edição da feira será histórica

João Marchesan, presidente da Agrishow, afirma que 30ª edição da feira será histórica

© DATAGRO Abertura de Safra Cana, Açúcar e Etanol 2025 debate biocombustíveis e inovação no setor sucroenergético

DATAGRO Abertura de Safra Cana, Açúcar e Etanol 2025 debate biocombustíveis e inovação no setor sucroenergético

© Setor privado e oportunidades comerciais na Rota Bioceânica são temas de debate em Campo Grande

Setor privado e oportunidades comerciais na Rota Bioceânica são temas de debate em Campo Grande

© João Carlos Marchesan reforça compromisso com a inovação e fortalecimento do setor agrícola na presidência da Agrishow

João Carlos Marchesan reforça compromisso com a inovação e fortalecimento do setor agrícola na presidência da Agrishow

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook