O deputado Gerson Claro tomou posse, nesta segunda-feira (3), como presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) para o biênio 2025/2026, ao lado dos demais integrantes da nova Mesa Diretora. Durante a cerimônia, ele reforçou o compromisso do Parlamento Estadual com o respeito à pluralidade política e ideológica, buscando sempre o consenso em favor do interesse público.
"Essa é a casa da democracia, onde estão representadas diferentes correntes de pensamento da sociedade. Nosso compromisso é buscar construir pontes de consenso em favor do interesse público. A prioridade é entregar resultados à população, aprovando pautas que interessam ao Estado", afirmou Gerson Claro.
O presidente da Alems também enfatizou a importância da escuta ativa da população e do fortalecimento do papel do Legislativo como canal direto das demandas do cidadão. "Nosso compromisso é estar sempre prontos para ouvir a população, atentos aos seus anseios e necessidades. Aqui estão representados quase três milhões de habitantes do Mato Grosso do Sul, pois cada deputado representa todo o Estado", ressaltou.
Projetos em andamento
Com o retorno das sessões, a Assembleia retomará a discussão de projetos do governo estadual encaminhados no ano passado. Dentre as propostas destacadas por Gerson Claro, estão dois projetos na área tributária: um que trata da pactuação e do pagamento de tributos com possibilidade de acordos e outro que aborda a questão das multas aplicadas em relação aos pagamentos.
Outro tema de grande relevância a ser discutido no início do ano é a Parceria Público-Privada (PPP) na área da saúde, que poderá viabilizar a terceirização de serviços como hotelaria, restaurante, limpeza e segurança em unidades hospitalares do Estado.
Na pauta ambiental, está prevista a discussão do Projeto de Lei 275/2024, de autoria do deputado Neno Razuk (PL), que trata da pesca no Estado, incluindo o debate sobre a pesca do dourado, proibida até 31 de março de 2025.
Infraestrutura da Assembleia
Entre as melhorias previstas para a infraestrutura da Alems, Gerson Claro mencionou a ampliação do plenário, a construção de um novo estacionamento e a expansão do restaurante para os servidores. "Talvez não consigamos entregar a obra totalmente pronta, pois se trata de um projeto grande, mas, se Deus quiser, ainda no primeiro semestre, plantaremos a pedra fundamental desse sonho", destacou.
Composição da Mesa Diretora
A nova Mesa Diretora da Alems tomou posse para o biênio 2025/2026, composta pelos seguintes membros:
Presidente: Gerson Claro (PP)
1º Secretário: Paulo Corrêa (PSDB)
2º Secretário: Pedro Kemp (PT)
1º Vice-presidente: Renato Câmara (MDB)
2º Vice-presidente: Zé Teixeira (PSDB)
3ª Vice-presidente: Mara Caseiro (PSDB)
3º Secretário: Lucas de Lima (Sem partido)
A sessão solene que inaugurou os trabalhos legislativos de 2025 foi convocada por Gerson Claro para esta terça-feira (4), às 9h, no Plenário Júlio Maia. Antes da cerimônia, o governador Eduardo Riedel (PSDB) passou em revista a tropa da Polícia Militar na rampa de acesso ao Palácio Guaicurus e participou do hasteamento das bandeiras.
Na sessão, foi apresentada a mensagem do Governo do Estado à Assembleia Legislativa, conforme previsto na Constituição Estadual, destacando as metas e desafios da gestão para o novo período legislativo.