Eventos reúnem usinas, especialistas e pesquisadores do setor canavieiro para discutir inovações na cultura da cana

Série de encontros aborda desafios e soluções para aumentar produtividade e sustentabilidade nos canaviais brasileiros

Eventos reúnem usinas, especi

Londrina, 8 de outubro de 2024 - O setor canavieiro brasileiro, um dos pilares da economia agrícola do país, enfrenta desafios crescentes que demandam soluções inovadoras e conhecimento técnico aprofundado. Com a evolução das práticas agrícolas e o surgimento de novas ameaças às lavouras, produtores e técnicos buscam constantemente atualização para garantir a produtividade e a sustentabilidade dos canaviais.

“Entre os principais desafios enfrentados pelos produtores de cana-de-açúcar, destaca-se o manejo de pragas, com ênfase no Sphenophorus levis, considerado atualmente a principal ameaça à cultura”, afirma Fábio Carvalho, engenheiro agrônomo de Desenvolvimento de Mercado da ADAMA. O manejo da praga exige métodos de controle que iniciam na eliminação das soqueiras e no plantio até o controle em cana-soca, com diferentes modalidades de aplicação. Além disso, o controle de plantas daninhas continua sendo um aspecto crítico para os canaviais e por isso é um tema recorrente nas discussões.

Inovações em manejo

A busca por soluções que ofereçam eficácia no controle, seletividade à cultura e versatilidade de uso tem sido uma constante no setor. Neste contexto, a ADAMA, empresa integrante de uma das maiores holdings do agronegócio global, realiza uma série de sete eventos exclusivos, em setembro e outubro, intitulados "Uma Nova ADAMA na Cana". Esses encontros, destinados a um público seleto, têm como objetivo apresentar as mais recentes inovações e práticas de manejo para a cultura da cana-de-açúcar e acontecem em Minas Gerais, Goiás, São Paulo e no Mato Grosso do Sul.

"Nosso foco é proporcionar uma atualização significativa sobre as melhores práticas de manejo, estimulando o debate e esclarecendo dúvidas que possam existir", afirma Vinícius Boleta, gerente de produto (Herbicidas) da ADAMA. "Acreditamos que, ampliando o conhecimento, podemos contribuir na assertividade do controle de pragas e plantas daninhas e, consequentemente, nos resultados mais expressivos e rentáveis para os produtores".

Durante os eventos, a ADAMA apresentará três produtos diferenciados, com formulação inovadora: Apresa®, Jumbo® e Gales®, cada um desenvolvido para atender demandas específicas do setor canavieiro. “Gales®, por exemplo, foi criado para enfrentar o desafio do Sphenophorus levis, oferecendo uma solução para o controle desta praga. Já Apresa® se destaca como uma opção eficaz para o manejo de plantas daninhas em cana-planta, proporcionando residual adequado do pós-plantio ao quebra-lombo, além de seletividade ao canavial e versatilidade quando associado a outros produtos.

Jumbo®, por sua vez, se apresenta como uma solução completa, segura e consistente, oferecendo amplo espectro de controle com seletividade ao canavial, tanto para cana-soca quanto para cana-planta, em diferentes épocas do ano”, explica. "De janeiro a janeiro, controle o ano inteiro resume bem a proposta do produto”, completa Fábio Carvalho.

Os eventos contam com a participação de renomados especialistas do setor, incluindo os consultores Rogério do Nascimento e Rodrigo Vinchi, da Planiagro, além de Edison Baldan Junior, da Baldan Connected, Marcelo Nicolai, da Agro do Mato, e da pesquisadora do Centro de Cana do Instituto Agronômico (IAC), doutora Leila Luci Dinardo-Miranda. A iniciativa da ADAMA se alinha com a campanha #BomDeCana, reforçando o posicionamento da companhia como parceira dos produtores que buscam excelência no cultivo da cana-de-açúcar. "Estamos prontos para quem é Bom De Cana e para quem quer ser", reforça Carvalho.

Com estes eventos e os novos produtos, a ADAMA reafirma seu compromisso com o setor canavieiro, priorizando os pilares de "Portfólio", "Referência em Formulação" e "Inspirado no Agricultor e Acesso ao Mercado". “Esperamos não apenas apresentar as inovações disponíveis, mas também contribuir significativamente para o avanço das práticas agrícolas no setor, promovendo maior produtividade e sustentabilidade nos canaviais brasileiros”, conclui Boleta.

Notícias relacionadas
© Festival Cultura do Bem leva apresentações artísticas gratuitas ao interior de São Paulo

Festival Cultura do Bem leva apresentações artísticas gratuitas ao interior de São Paulo

© Curso de drone agrícola terá destaque na ExpoRochedo 2024

Curso de drone agrícola terá destaque na ExpoRochedo 2024

© Da Porteira para o Mundo: Lançamento de livro do Agronegócio reúne o PIB do Brasil em São Paulo

Da Porteira para o Mundo: Lançamento de livro do Agronegócio reúne o PIB do Brasil em São Paulo

© Conferência FAPESP debate o futuro dos combustíveis para a mobilidade no Brasil

Conferência FAPESP debate o futuro dos combustíveis para a mobilidade no Brasil

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook