CEO da ORPLANA aponta desafios para produtores com incêndios em debate da ABAG

Webinar apresentou dados e contou também com a participação de autoridades

CEO da ORPLANA aponta desafios

Na tarde de sexta-feira (4), o CEO da ORPLANA (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil), José Guilherme Nogueira, foi um dos convidados do webinar "Incêndios florestais: prevenção, combate e impactos no agronegócio", promovido pela ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio) e pela ABAG-Ribeirão Preto.

Durante o encontro on-line, Nogueira representou as associações de produtores de cana destacando os prejuízos que têm enfrentado devido aos incêndios, ressaltando que "a temperatura acima da média e a falta de chuvas impactaram diretamente diversas variáveis meteorológicas". Ele lembrou que o início dos incêndios, em 23 de agosto, ocorreu em condições climáticas críticas, caracterizadas pelo chamado "triplo 30" — uma combinação de temperatura máxima, umidade do ar e vento de rajada.

O CEO apresentou dados alarmantes sobre a situação nos estados em que atua (SP, MG, GO, MS e MT), com destaque para o Estado de São Paulo, onde, até 20 de setembro, os focos de incêndios afetaram aproximadamente 263 mil hectares de cana, resultando em prejuízos estimados em R$ 1,59 bilhão. A ORPLANA atualmente representa 35 associações de fornecedores de cana e mais de 12 mil produtores.

"O fogo é inimigo da cana. No passado ajudou na colheita, mas hoje não. A prática era comum na década de 80, passou a diminuir em torno de 2004 com a mecanização e foi proibida em 2017", destacou Nogueira, durante o evento.

O webinar também contou com a participação de Carolina Matos, especialista ambiental da CATI, que abordou os impactos às propriedades rurais e ações de prevenção; do Major Jean Gomes, do Corpo de Bombeiros, que discutiu fogo prescrito e incêndios criminosos; e de Flávio Okamoto, promotor de Justiça do Ministério Público, que falou sobre medidas preventivas e emergenciais.

O encontro proporcionou um espaço para discussão sobre a gravidade dos incêndios e a importância da união entre os setores público e privado para enfrentar este desafio. Para a jornalista especializada em agro do Climatempo e mediadora do webinar, Ângela Ruiz, o objetivo foi mostrar a preocupação comunitária em torno das ocorrências de incêndios que têm afetado regiões de mata e áreas de cultivo agrícola no interior de São Paulo e também em outros estados.

O evento on-line foi apoiado pela Climatempo e pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Notícias relacionadas
© Senado avança em PL que isenta canavieiro de pagar cultivares. Feplana estava na votação em Brasília

Senado avança em PL que isenta canavieiro de pagar cultivares. Feplana estava na votação em Brasília

© Preço do açúcar cristal cai no mercado paulista mesmo com entressafra

Preço do açúcar cristal cai no mercado paulista mesmo com entressafra

© Inteligência artificial se torna grande aliada no combate às plantas daninhas na produção brasileira de cana-de-açúcar

Inteligência artificial se torna grande aliada no combate às plantas daninhas na produção brasileira de cana-de-açúcar

© Governo de SP participa de evento de abertura de Safra de Cana, Açúcar e Etanol

Governo de SP participa de evento de abertura de Safra de Cana, Açúcar e Etanol

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook