Safra de cana começa com déficit hídrico, indica CTC

Boletim técnico do Centro de Tecnologia Canavieira classifica como desafiador o cenário climático da temporada 2024/2025

Safra de cana começa com déf

Piracicaba (SP), 27 de maio de 2024 - Um cenário climático desafiador. É assim que o Boletim “De Olho Na Safra”, divulgado hoje pelo Centro de Tecnologia Canavieira, define o início da safra 2024/2025 de cana, que registrou em abril déficit hídrico acentuado nas lavouras, em virtude do menor regime e das irregularidades nas chuvas.

A produtividade dos canaviais colhidos no mês de abril no Centro-Sul, porém, registrou em média 85,6 t/ha, cerca de 2% superior à verificada na safra passada (84,3 t/ha).

Essa produtividade superior ainda não reflete o cenário climático instalado e se explica por conta de dois fatores:

O efeito de um inverno (safra 2023/24) mais chuvoso, beneficiando os canaviais precoces da safra 2024/25;

Um elevado volume de colheita de cana bisada (canaviais que deveriam ter sido colhidos na safra anterior) ou cana BIS – cerca de 16% do total colhido no Centro-Sul. Esse indicador, normalmente se situa na casa dos 5%.

Com o clima mais seco, os indicadores de qualidade (ATR) em abril foram mais altos, registrando uma média de 115,9 kg de ATR/t de cana, 2kg a mais que a média registrada em abril de 2023.

Sobre o CTC

O CTC – Centro de Tecnologia Canavieira é uma empresa de biotecnologia e inovação. Tem um dos maiores bancos de germoplasma de cana-de-açúcar do mundo, com mais de 4 mil variedades.

Nos laboratórios em Piracicaba (SP) e Saint-Louis (Missouri-EUA), as equipes de cientistas desenvolvem trabalhos de ponta em melhoramento genético e engenharia genética. O portfólio da companhia reúne variedades de cana de alta produtividade e resistentes a pragas.

Criado em 1969, o CTC contribuiu nestes 50 anos de história para o avanço tecnológico do agronegócio nacional e a competitividade do setor sucroenergético, levando o Brasil à liderança mundial do setor, aumentando a produtividade para atendimento da demanda mundial de açúcar, proporcionando visibilidade ao etanol como um dos mais importantes biocombustíveis do mundo e a cogeração de energia através do processamento da palha da cana de açúcar (bioeletricidade).

Notícias relacionadas
© Aprovação de projeto que regulamenta mercado de carbono no Brasil abre oportunidades para os produtores de cana

Aprovação de projeto que regulamenta mercado de carbono no Brasil abre oportunidades para os produtores de cana

© Safra de cana no Norte-Nordeste supera 21 milhões de toneladas até 15 de outubro

Safra de cana no Norte-Nordeste supera 21 milhões de toneladas até 15 de outubro

© Com 34 mi de ton de cana processadas, moagem cresce 2,75%

Com 34 mi de ton de cana processadas, moagem cresce 2,75%

© Produtividade na cana-de-açúcar segue abaixo da média da safra passada, diz CTC

Produtividade na cana-de-açúcar segue abaixo da média da safra passada, diz CTC

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook