Depois de articulações com partidos, em especial com os líderes na Câmara Federal do PL (Dudu da Fonte PL/PE) e dos Republicanos (Hugo Motta, da PB), a Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), com o apoio de outras entidades (Unida e CNA), obteve o número de assinaturas de parlamentares mais que suficiente para levar a votação do Projeto de Lei (PL 3.149/2020) direto para o Plenário da Casa Legislativa.
O PL inclui os produtores de cana e de outras biomassas dos biocombustíveis na Lei do RenovaBio. E visa garantir o recebimento do Crédito de Descarbonização (CBios), o que já é liberado somente para as usinas.
A votação do PL no plenário, embora já tenha 305 assinaturas para a urgência, dependerá, ainda, de acordo de líderes do conjunto de partidos da Câmara.
"O trabalho de sensibilização da Feplana, por sua vez, continuará neste sentido", diz Paulo Leal, presidente da Feplana. O dirigente, no entanto, já agradece aos parlamentares, sobretudo, os líderes partidários envolvidos neste justo pleito.