Entre os dias 18 e 19 de janeiro, o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai, fez uma série de visitas técnicas à fazendas pertencentes ao Estado nos municípios de Campinas, Itapetininga, Palmital e Assis. O objetivo das vistorias era levantar as áreas que não estão regularizadas ou em plena atividade.
Na ocasião, foram visitadas o Centro Experimental de Campinas “Fazenda Santa Elisa” do Instituto Agronômico (IAC – APTA) e a Fazenda Mato Dentro do Instituto Biológico de Campinas (IB – APTA). Além das unidades Regionais de Pesquisa e Desenvolvimento de Itapetinga, Palmital, Assis, e da CATI Sementes e Mudas.
Segundo Guilherme Piai, é de suma importância uma gestão vinculada à iniciativa privada, modelo de Parceria Público – Privado (PPP), para alavancar o desempenho das atribuições do Estado. “Estou conhecendo todo o patrimônio da Secretaria para que possamos otimizar ao máximo, pois temos uma área rural bilionária que temos que zelar por ela. Isto é um respeito ao contribuinte. Nós iremos realizar todo o trabalho de regularização, georreferenciamento e laudo de avaliação”, ressaltou o Guilherme Piai.
A presença do secretário também foi oportuna para dialogar com os profissionais do campo, pesquisadores, técnicos e produtores rurais. “Essa é uma característica da Secretaria, ouvir o setor e lançar políticas públicas realmente efetivas”, disse Piai.
O secretário ressaltou ainda os planos para 2024 a frente da pasta. “Nós temos metas e um planejamento estratégico que serão cumpridas para trazer resultados positivos. Este ano, o agro de São Paulo terá o maior recurso para o seguro rural da história. Nós temos muitas entregas para fazer”, concluiu.