Conexão com a comunidade caracteriza atuação de responsabilidade social da Grunner em 2023

Empresa estruturou seu programa de responsabilidade social que envolve ações de voluntariado com entidades de Lençóis Paulista e região e apoio a inic

Conexão com a comunidade cara

Tendo a responsabilidade social como um dos pilares de sua estratégia de sustentabilidade, a Grunner, empresa sediada em Lençóis Paulista (SP) que desenvolve máquinas inteligentes para o agronegócio, finaliza 2023 comemorando a estruturação de seu programa de ação social.

O “Conecta Grunner Comunidade” foi criado com o objetivo de conectar ações e entidades sociais de Lençóis Paulista e região que tenham sinergia com os princípios de sustentabilidade da Grunner. Reúne uma série de iniciativas de responsabilidade social com a participação dos colaboradores da empresa como voluntários em ações com entidades e apoio a iniciativas culturais e sociais por meio de recurso privado e leis de incentivo fiscal.

Um dos destaques do programa é o “Projeto Diana”, trabalho voluntário de colaboradores da Grunner que envolve iniciativas como cafés da manhã com música para entidades como asilos, casa de acolhimento a moradores de rua, recuperação de dependentes químicos e abrigo de menores. O projeto nasceu em março de 2023 na comemoração dos quatro anos de história da empresa. Um grupo de colaboradores propôs realizar a comemoração para uma entidade. “Pensamos em cantar músicas para os idosos de um asilo, uma colaboradora disse que sabia tocar teclado e que uma das músicas que ela se recordava era ‘Diana’. Fez tanto sucesso que o projeto acabou sendo batizado com o nome Diana, cujo significado é: aquela que leva alegria e leva a paz. Ou seja, exatamente o que pretendemos com o projeto”, lembra a líder de Sustentabilidade da Grunner, Elza Lopes.

Em 2023 foram realizadas ações do “Projeto Diana” na Casa Abrigo Amorada, instituição que cuida de crianças e adolescentes, que estão temporariamente afastados de suas famílias por situação de vulnerabilidade social; na Casa CAPE, entidade que trabalha com recuperação de dependentes químicos; na APAE e no Lar dos Velhinhos de Lençóis e Macatuba.

Além dessas ações, há três anos a Grunner faz a destinação de um percentual de imposto a renda a projetos culturais e sociais por meio de leis de incentivo. Em 2023, a empresa destinou R$ 868 mil a iniciativas de Lençóis Paulista, Macatuba e Jaú.

Lançamento do programa “Conecta Grunner Comunidade”


O lançamento do “Conecta Grunner Comunidade” ocorreu no mês de setembro, por ocasião do Dia da Árvore quando, em parceria com a COOPRELP (Cooperativa de Reciclagem de Lençóis), colaboradores da Grunner fizeram o plantio de mudas nas entidades participantes do Programa, utilizando o composto orgânico re.Ciclo, que é produzido pela COOPRELP. Foram plantadas mudas de Oiti no SENAI, mangueira no Lar Nossa Senhora dos Desamparados, quaresmeira no Acolhe Mais, amoreira e pitangueira na Amorada, ipê-amarelo na Casa Cape, ipê-rosa na COPRELP e jabuticabeira na Grunner.

A inspiração para a criação do programa se deu a partir de diversas situações que evidenciaram a importância de estabelecer conexões com a comunidade. Mais recentemente, uma situação demonstrou que entender antes a necessidade é essencial para que as ações da empresa alcancem melhor resultado.  

“Soubemos que o Hospital Nossa Senhora da Piedade estava precisando de aparelhos de ar condicionado para a área da pediatria. Em vez de simplesmente doar o valor para a aquisição do equipamento, fomos conversar com a administração do hospital e ficamos sabendo que havia uma urgência maior, pois o compressor do ar condicionado da UTI havia queimado em plena onda de calor intenso e estava funcionando com riscos. Diante disso, nos mobilizamos não somente para levantar os recursos necessários para a compra dos compressores, mas conversamos com o fornecedor do serviço de manutenção do equipamento, que se sensibilizou com a causa e ajudou também”, conta Elza. Segundo ela, a experiência com o hospital mostrou a importância de ouvir a comunidade e estabelecer conexões para que a empresa e seus colaboradores possam exercer a responsabilidade social com mais assertividade, envolvendo e inspirando outras pessoas a ajudar também.

“A lição que tivemos foi a importância de ouvir a comunidade para que possamos nos conectar com as suas necessidades e estabelecer conexões para ajudar a resolver. Descobrimos que essa é uma das nossas missões: envolver mais gente, fazer conexões e contagiar”, salienta a líder de Sustentabilidade da Grunner.

De acordo com Elza, essa conexão tem a ver com a própria existência da Grunner, que nasceu a partir de uma dificuldade de produtores de cana, que estabeleceram conexões para desenvolver equipamentos que estão revolucionando não só a canavicultura, mas a agricultura do Brasil. “Levamos essa busca por conexão para todas as nossas ações, inclusive de responsabilidade social. Estamos tão focados nas necessidades do cliente que é muito natural estabelecermos a conexão com a comunidade e com mais pessoas e empresas que podem ajudar”, analisa Elza. De acordo com ela, o compromisso social da Grunner é considerado uma das grandes forças da empresa e um fator de atratividade para talentos.

Para 2024, além de dar continuidade aos projetos já existentes, será colocado em prática mais um projeto de voluntariado, o “Sementes de Conhecimento”. Trata-se de uma biblioteca itinerante dentro da empresa que está sendo montada com doações de livros dos próprios colaboradores para incentivar a leitura e que será administrada por colaboradores voluntários.

Notícias relacionadas
© Bioenergia Brasil destaca benefícios do aumento percentual de etanol

Bioenergia Brasil destaca benefícios do aumento percentual de etanol

© Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo

Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo

© Com Selo Ouro, Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul é destaque nacional em transparência pública

Com Selo Ouro, Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul é destaque nacional em transparência pública

© ABB e ArcelorMittal fazem parceria para reduzir o impacto ambiental dos sistemas de distribuição de energia

ABB e ArcelorMittal fazem parceria para reduzir o impacto ambiental dos sistemas de distribuição de energia

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook