Custos de produção são atualizados no Paraná e Rio Grande do Sul

O custo de produção é uma ferramenta de controle e gerenciamento das atividades produtivas.

Custos de produção são atua

Esta semana a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) promove mais ações direcionadas aos cálculos de custos de produção. Desta vez, os técnicos da estatal coletam informações que fomentarão os cálculos dos custos de soja, milho, pinhão e feijão em municípios do Paraná. Também será pesquisado o arroz em municípios do Rio Grande do Sul. 

Ao longo do processo serão aferidos coeficientes técnicos e preços de mão de obra, ferramentas e outros insumos utilizados nas atividades para produção destes grãos. Os painéis contam com a participação de diversos segmentos que compõem o processo produtivo, tais como produtores, assistência técnica, revendas de insumos e órgãos de pesquisa.

Os primeiros encontros aconteceram segunda-feira (4) no município paranaense de Guarapuava com o setor de soja. Já na terça-feira (5) foi a vez dos produtores e fornecedores de milho da mesma região produtora. No Paraná, os técnicos da Conab ainda se reúnem hoje (6) com os produtores de Pinhão em Guarapuava e de feijão em Prudentópolis (7/12). Já no Rio Grande do Sul, as atividades tiveram início ontem (5) em Pelotas, com o setor de arroz. Também serão apurados os dados de custos de arroz em Eldorado do Sul (7/12) e em Santo Antônio da Patrulha (8/12).

O custo de produção é uma ferramenta de controle e gerenciamento das atividades produtivas. Por meio dele são geradas informações para auxiliar nas tomadas de decisões pelos produtores rurais e na formulação de estratégias pelo setor público e privado.

Os dados também são utilizados pelo governo federal como um dos principais parâmetros na elaboração dos preços mínimos, no cálculo dos valores de garantia utilizados como referência para o Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), e como referência para os cálculos na obtenção de crédito por meio do Financiamento para Estocagem de Produtos Agropecuários (FEE), na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) e na Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio).


Foto divulgação: IDR Paraná

Notícias relacionadas
© Bunge alcança monitoramento de 100% da cadeia indireta de soja em áreas prioritárias no Brasil

Bunge alcança monitoramento de 100% da cadeia indireta de soja em áreas prioritárias no Brasil

© Agro brasileiro conquista quatro novos mercados na China

Agro brasileiro conquista quatro novos mercados na China

© Nova lei do agronegócio beneficia pequenos e médios produtores rurais com retornos financeiros

Nova lei do agronegócio beneficia pequenos e médios produtores rurais com retornos financeiros

© BB atinge R$ 100 bilhões em desembolsos na safra 2024/25

BB atinge R$ 100 bilhões em desembolsos na safra 2024/25

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook