AFCP começa a apostar na mecanização do corte da cana diante da queda de mão de obra

Condições climáticas adversas e topografia acidentada são empecilhos do corte mecanizado

AFCP começa a apostar na meca

A mecanização nos canaviais do Centro-Sul do Brasil é uma realidade devido ao clima e ao relevo favoráveis às grandes colheitadeiras, elevando a agilidade no corte e a produtividade. A realidade é diferente em grande parte de estados produtores nordestinos, principalmente em Pernambuco. Condições climáticas adversas e topografia acidentada são empecilhos do corte mecanizado nestes locais. A fim de mudar isso através da tecnologia, inclusive superar o aumento da falta de trabalhadores no ramo, a Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) está investindo em mecanização e soluções inovadoras. Adquiriu duas cortadeiras, no valor de R$ 80 mil cada. Receberão ajustes técnicos e melhoramento tecnológico de acordo com o uso experimental nos canaviais das Matas Norte e Sul no Estado. 

Em condições favoráveis da cana, clima, e do relevo, estas máquinas colhem 15 toneladas por hora. Um trabalhador, com alto desempenho, corta até 6 toneladas por dia. "Além da compra dessas cortadeiras para o uso pelos nossos associados, nosso engenheiro agrônomo, Álvaro Rodrigues, estará acompanhando o desempenho delas. O objetivo é de ir fazendo os ajustes técnicos necessários diante dos desafios encontrados", fala Alexandre Andrade Lima, presidente da AFCP. 

As máquinas já estão na sede da AFCP. Serão enviadas para a zona canavieira. Devem ser realizados os dias de campo para que os associados possam ir conferir o desempenho, os desafios e as necessidades atuais. A entidade, que possui 7 mil canavieiros associados, espera contribuir em agilidade no corte da cana no estado, mas também reduzir a dependência desses produtores diante da queda da mão de obra, bem como diminuir os custos de produção, além de elevar os ganhos através de umamaior produtividade da can e em desempenho.

Notícias relacionadas
© Senado avança em PL que isenta canavieiro de pagar cultivares. Feplana estava na votação em Brasília

Senado avança em PL que isenta canavieiro de pagar cultivares. Feplana estava na votação em Brasília

© Preço do açúcar cristal cai no mercado paulista mesmo com entressafra

Preço do açúcar cristal cai no mercado paulista mesmo com entressafra

© Inteligência artificial se torna grande aliada no combate às plantas daninhas na produção brasileira de cana-de-açúcar

Inteligência artificial se torna grande aliada no combate às plantas daninhas na produção brasileira de cana-de-açúcar

© Governo de SP participa de evento de abertura de Safra de Cana, Açúcar e Etanol

Governo de SP participa de evento de abertura de Safra de Cana, Açúcar e Etanol

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook