A Usina Jacarezinho, empresa pertencente ao Grupo Maringá localizada no norte do Paraná e especializada na produção de açúcar, etanol, bioenergia e levedura, alcançou recentemente uma marca histórica. No dia 10 de novembro, completou 2.500 dias consecutivos sem incidentes com afastamento na área canavieira.
Essa conquista é resultado do esforço coletivo na prevenção, impulsionado pelo investimento contínuo em inovações. Isso inclui aprimoramentos em equipamentos de proteção individual (EPIs), a adoção de máquinas e veículos mais seguros, e o constante desenvolvimento dos colaboradores por meio de capacitações. Além disso, destaca-se a atuação efetiva do comitê de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA), que envolve o time de SSMA, gerentes, coordenadores e também a alta direção da empresa. Como parte de uma prática regular, semanalmente são avaliados possíveis riscos presentes nos processos, para definir ações preventivas e corretivas. Essas reuniões têm enfoque específico nas regras de ouro da Segurança, visando, assim, mitigar e prevenir possíveis ocorrências e incidentes.
A segurança das operações é rigorosamente monitorada por meio de visitas periódicas às frentes de trabalho, nas quais a liderança, membros da CIPATR (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Rural) e a Segurança do Trabalho ouvem relatos detalhados e realizam um mapeamento abrangente dos potenciais perigos, disseminando os cuidados e treinamentos específicos. Esses encontros são fundamentais, pois fornecem insights especializados e contribuem para a eficácia das estratégias de saúde e segurança implementadas.
A Usina Jacarezinho evoluiu nas suas auditorias de saúde e segurança do trabalho, por meio do levantamento das condições nos locais das operações e das inspeções nos equipamentos, que envolvem todos os times das áreas de Produção, Manutenção, Administrativo, Financeiro, Suprimentos, Qualidade e terceiros.
Cuidado ativo
O envolvimento ativo dos colaboradores na cultura de saúde e segurança foi essencial para o êxito, destacando a eficácia de uma abordagem integrada e participativa na promoção da segurança.
O recorde expressivo alcançado reflete uma gestão abrangente de segurança, em que o Levantamento de Perigos e Avaliação de Riscos (LPAR) e o fortalecimento dos diálogos de segurança desempenharam funções essenciais. A atualização constante dos procedimentos de trabalho e ordens de serviço, alinhada às Normas Regulamentadoras (NRs), foram vitais para o sucesso. O plano anual de treinamentos, com foco em atividades em áreas específicas, além dos programas de saúde dedicados, contribuiu significativamente para a promoção de práticas saudáveis.
Adicionalmente, uma equipe de brigadistas capacitada está pronta para emergências em diferentes áreas, desde a usina até a preservação ambiental. Esse comprometimento com a prontidão para emergências desempenhou um papel fundamental na manutenção de um ambiente seguro.
"Desenvolvemos continuamente uma cultura de segurança sólida, baseada na prática do cuidado ativo, em que todos os colaboradores e prestadores de serviços se sentem confortáveis em levantar os perigos e propor medidas que mitiguem ou eliminem os riscos", avalia a gerente da Qualidade, Segurança e Meio Ambiente da Usina Jacarezinho, Marcia Gusi. "Seguiremos, agora, rumo aos 3.000 dias sem incidentes com afastamento", complementa.