A JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, realizou nesta segunda-feira a cerimônia para oficializar a retomada das atividades da unidade da Friboi na cidade de Diamantino, em Mato Grosso, após o incêndio ocorrido em junho deste ano. Com capacidade instalada de processamento de 3.600 cabeças por dia, a fábrica será a maior de carne bovina da América Latina, com 3.000 colaboradores divididos em dois turnos.
O evento contou com a participação do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, bem como de lideranças regionais. A JBS foi representada por diversos diretores e pelos acionistas controladores do grupo J&F. “Viemos todos para ratificar o compromisso da empresa com o estado. A unidade passa a contar com tudo o que há de melhor em tecnologia, equipamentos e estrutura, nessa que será a nossa maior planta no Brasil e a maior de bovinos da América Latina”, afirmou Renato Costa, presidente da Friboi.
A unidade passa a operar com capacidade inicial de processamento de 600 cabeças de gado por dia, chegando a 1.800 nas próximas semanas. Neste momento, Diamantino contará com apoio em atividades complementares de duas unidades da Friboi: as plantas de Barra do Garças (MT) e Campo Grande (MS). A etapa inicial contou com um investimento de R$ 300 milhões na fábrica. “Esse investimento reforça nosso compromisso com o desenvolvimento das regiões em que operamos. Só no estado do Mato Grosso, já empregamos mais de 9.500 pessoas”, afirmou Gilberto Xandó, CEO da JBS Brasil.
O ministro da Agricultura expressou seu apoio aos investimentos da JBS em Diamantino (MT), destacando a sensibilidade de toda a diretoria da empresa de não demitir os colaboradores quando houve a paralisação das operações. “Em um momento difícil após o incêndio, nós já tivemos uma notícia boa, que foi a de não demitir os colaboradores. Só quem teve a oportunidade de acompanhar o primeiro dia de operação pôde ver a felicidade daqueles trabalhadores de estarem retomando seu posto de trabalho. A segunda boa notícia foi que, além desses quase 1300 colaboradores, a empresa fez em tempo recorde os investimentos e gerou mais 400 empregos”, disse.
“Essa primeira etapa concluída já é bastante importante e em breve devemos finalizar também a segunda, com a desossa e as demais linhas da unidade. Assim, vamos entregar tudo o que nos comprometemos, mostrando a importância de Diamantino para a Friboi”, destacou Renato Costa. Além de equipamentos com tecnologia de ponta, a unidade retoma sua operação com estrutura para ampliar em 2,4 vezes o volume de processamento de bovinos em relação à capacidade anterior. Além disso, está preparada para o atendimento das principais exigências dos mercados internacionais, incluindo o processamento halal.
“Estamos vendo a plena recuperação dessa unidade, mostrando a força do grupo JBS e o compromisso deles com a região. Quando estiver operando com toda a capacidade, será a maior unidade do Brasil, contribuindo muito para o escoamento dessa grande capacidade agropecuária do Mato Grosso”, declarou o governador do estado, Mauro Mendes.
De acordo com Renato Costa, a unidade de Diamantino exerce um papel fundamental na estratégia de crescimento da Companhia, já que fornece produtos para os principais mercados atendidos pela empresa, incluindo as linhas mais exigentes do portfólio da Friboi.
Com a conclusão das obras de ampliação da planta, em 2024, a unidade de Diamantino da Friboi vai dispor de estruturas inéditas, como um novo túnel de congelamento, um parque ampliado de embalamento de produtos a vácuo e uma área exclusiva para futura instalações de linhas específicas para produção de cortes bovinos porcionados. As instalações têm o objetivo de, a longo prazo, contribuir com os planos de elevar a oferta de produtos com valor agregado da Friboi a partir da unidade.
Liderança
Líder de mercado no país, a Friboi foi eleita pelo terceiro ano consecutivo em 2023 a marca de carnes mais lembrada do Brasil, segundo pesquisa Top of Mind realizada pelo Instituto Datafolha. A pesquisa, que tem a capacidade de retratar o cotidiano das pessoas e de apurar quais são os produtos e serviços mais presentes no cotidiano dos consumidores, é resultado de dados analisados por meio de entrevistas e pesquisas com milhares de pessoas em todo o país.