São Paulo, 07 de novembro de 2023 - O agronegócio é considerado o motor da economia brasileira, no entanto, manter a cadeia “viva” é um desafio que começa muitas vezes na gestão do negócio. Um levantamento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) aponta que até 2030, aproximadamente 40% dos produtores rurais sairão da atividade. Entre outras razões está a sucessão familiar, uma vez que no Brasil 90% das empresas têm perfil familiar, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Nesse contexto, produtores rurais têm buscado cada vez mais apoio para a profissionalização da operação e formação das novas gerações do campo. O produtor Mirto Sgaviolli, que atua na região de Boracéia, no interior de São Paulo, é a segunda geração da família a frente do negócio, mas foi a partir de uma parceria com a Raízen, referência global em bioenergia, que viu o negócio crescer e se expandir por meio de novas ferramentas de gestão e tecnologia. Por meio do Jornada Cultivar, o produtor encontrou um formato completo e capaz de apoiá-lo no negócio em sua totalidade.
“Eu estava formado e já trabalhando com o meu pai quando surgiu a oportunidade de parceria com a Raízen, e com a evolução dos negócios vi a necessidade de me preparar como sucessor. Isso já me colocou em vantagem em relação ao mercado, uma vez que todo o processo já foi feito em conjunto com o meu antecessor”, conta Sgaviolli. “Embora já tivéssemos um grupo de empresas consolidado, o mercado de cana-de-açúcar era um desejo antigo nosso e, poder contar com o apoio de um grande grupo foi fundamental para a nossa consolidação. Meu pai é engenheiro agrônomo e eu economista de formação, então aprendemos a combinar os conhecimentos técnicos de cada um para uma melhor fluidez nessa transição”.
Sgaviolli conta que está completando 10 anos de parceria com a Raízen e a participação no programa Jornada Cultivar, bem como outras ferramentas da companhia, fizeram com que ele pudesse se formar tecnicamente e aprender na prática sobre o agronegócio. “Não é apenas produzir, vai muito além disso. Precisamos ter gestão de dados e de pessoas, qualidade, tecnologia e muitas outras ferramentas, que eu fui conhecendo e implementando ao longo das trocas do programa. Essa é uma das principais diferenças que você vê no antes e depois do nosso negócio”.
O Jornada Cultivar visa oferecer as melhores soluções para seus parceiros produtores em toda sua jornada de negócios. Atualmente, o Jornada Cultivar oferta cerca de 30 soluções que podem se adequar aos diferentes perfis e necessidades dos produtores, baseado em três grandes pilares com princípios ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança): produtividade, governança e conhecimento compartilhado.
“Durante essa jornada aprendi muito não só para o negócio com a Raízen, mas para os negócios da família como um todo. É sobre organização do negócio, mas principalmente sobre organização da família”, conta o produtor. “Aprendi a criar metas, definir objetivos e fui assumindo cada vez mais responsabilidades, que pudessem fazer com que meu pai tenha a tranquilidade de diminuir sua presença no negócio quando quiser. Por isso, digo que participar das iniciativas da Raízen foi abrindo a minha cabeça para tudo o que ainda precisava ser feito”.
Além de participar dos eventos promovidos pelo programa, Mirto utiliza hoje também sete ferramentas da Jornada Cultivar para desenvolver seu negócio, como recursos com foco em produtividade, gestão e conhecimento e os fóruns de sucessores. “O sucessor precisa ser inquieto e buscar o máximo de recursos que possam elevar o nível do seu negócio. Não adianta ele aceitar que o que tem para ele é apenas o que o mercado está apresentando. Ele tem que ir atrás e entender o que realmente precisa para que o negócio tenha sucesso”.
Nova turma está aberta
A Raízen está com uma nova turma aberta para o programa de Sucessão Familiar, com foco em desenvolver produtores parceiros. Ao todo, são mais de 70 inscritos para as sessões iniciante e avançada. A ideia é que sejam abordados ao longo dos encontros os desafios da sucessão familiar e orientações sobre como lidar com este processo, destacando ferramentas capazes de apoiar o desenvolvimento do negócio.
“Nosso objetivo é mapear todos os tópicos de interesse dos participantes e traçar uma trilha de aprendizagem com outras disciplinas e cursos”, diz o Gerente Executivo de Negócios Agrícolas da Raízen, Rogério Defensor. “Ao longo da jornada teremos também dinâmicas para que cada sucessor entenda seu perfil e seus pontos de desenvolvimento dentro das áreas que eles querem atuar no negócio.”
Sobre a Raízen
Com o propósito de redefinir o futuro da energia a partir de um amplo portfólio de soluções renováveis, a Raízen possui um modelo de atuação único e irreplicável, sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do País. Ao promover impacto positivo a todos os seus stakeholders, a empresa tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro, por meio do crescimento sustentável lucrativo do negócio, orientada por metas factíveis, sólidas e alinhadas ao seu propósito.
Por meio de tecnologias avançadas e proprietárias, a Raízen tem ampliado seu portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, o biometano e a bioeletricidade de fontes 100% limpas. Desde sua formação, a Raízen já evitou 30 milhões de toneladas de CO2 e tem como objetivo ampliar o potencial de descarbonização por meio de seus produtos para mais de 10 milhões de toneladas de CO2 evitados por ano. Ainda, a empresa tem como um de seus objetivos, ser o melhor parceiro na descarbonização, por isso, assumiu a meta de ter 80% do EBITDA de negócios e fontes renováveis até 2030.
Com um time de cerca de 46 mil funcionários, opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de 105 milhões de toneladas de cana com cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta e colheita totalmente mecanizada. Na safra 22´23, produziu 3 bilhões de litros de etanol e 4,8 milhões de toneladas de açúcar.
Por meio de uma rede de mais de 8 mil postos revendedores que estampam a marca Shell no Brasil, na Argentina e no Paraguai, atende milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o aplicativo Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atua no varejo de conveniência e proximidade com mais de 1.300 lojas Shell Select e com os mercados OXXO. Na safra 22´23 comercializou 35 bilhões de litros de combustíveis por meio de sua infraestrutura que conta com mais de 70 terminais de distribuição pelo país, com presença em 19 portos e 60 bases de abastecimento em aeroportos.
Está entre as maiores empresas do Brasil. Na safra 22’23, a Raízen apresentou uma receita líquida de R$ 246 bilhões, gerando emprego e renda, dinamizando a economia e promovendo impacto social positivo por meio de inúmeras ações, com destaque para a Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos que há 20 anos atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.