Uberlândia continua alcançando posições de destaque em rankings nacionais. O município subiu uma posição e aparece na 22ª colocação no mais recente Ranking das 30 Maiores Cidades em crescimento do número de unidades de franquias, divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) nesta quarta (1º). Além disso, é o 1º de Minas Gerais em abertura de franquias, ficando à frente de Belo Horizonte. E o 7º considerando somente cidades do interior do país.
Em junho deste ano, no levantamento anterior publicado pela ABF, o segundo maior município do estado estava em 23º na listagem nacional e era o 2º de Minas, atrás da capital mineira.
Com a nova colocação no ranking, Uberlândia apresentou uma proporção de novas franquias abertas na cidade superior à de sete capitais brasileiras, como Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro, Salvador (BA), Porto Alegre (RS) e Manaus (AM).
Os dados mais recentes da ABF, que retratam o cenário do primeiro semestre de 2023, indicam que Uberlândia tem 1.157 franquias. Houve um crescimento de 4,5% se comparado ao levantamento anterior da própria associação, que apresentava números referentes ao primeiro semestre de 2022.
O prefeito Odelmo Leão destacou que o aumento evidencia o potencial mercadológico do município e a geração de emprego e renda à população local. “Esse é mais um indicador de que estamos atuando como facilitadores para a instalação de novos empreendimentos e para a manutenção e consolidação dos que já existem aqui. Nossa cidade é geradora de oportunidades de mão de obra. O ranking também mostra a força dos empreendedores e trabalhadores locais. Da parte do Município, continuaremos os trabalhos para fortalecer o ambiente de negócios, estimulando cada vez mais a criação de emprego e renda”, enfatizou o prefeito Odelmo Leão.
O estudo
O ranking publicado pela ABF é realizado semestralmente e acompanha a instalação de unidades de franquias de diversos segmentos. De forma inédita, na pesquisa deste ano, a Associação Brasileira de Franchising fez um recorte da expansão das operações nas 30 Maiores Cidades tendo como critério o Formato (home based, quiosque, etc.), Segmento (alimentação, educação, etc.) e Modalidade (microfranquia pura, mista e modelo tradicional).
A publicação informou também que fatores como o crescimento do agronegócio e do turismo contribuíram para a expansão do setor de franquias fora do eixo Rio-São Paulo. Em nível nacional, ainda de acordo com a divulgação, a ABF observou crescimento maior de aberturas de empresas nas áreas de Entretenimento e Lazer (32%), seguido de Casa e Construção (14%), Alimentação e Saúde, Beleza e Bem-Estar (13%).