Agricultura Responsável no algodão: Nova Solução para o Controle da Mosca-Branca

Um dos principais desafios no controle da mosca-branca é sua resistência a diversos grupos químicos.

Agricultura Responsável no al

A mosca-branca é uma conhecida praga entre os cotonicultores, ela pode reduzir a produtividade das culturas de 30% a 80%, a depender da infestação. Considerada uma das pragas mais devastadoras do algodoeiro, ela não apenas prejudica a planta com sua sucção de seiva, mas também produz uma excreção açucarada que pode afetar as fibras do algodão, tornando-as pegajosas e prejudicando suas propriedades, afetando toda a cadeia de beneficiamento. Isso resulta em prejuízos que vão desde a extração das fibras até o processamento, qualidade do produto e, finalmente, a lucratividade da indústria do algodão.

Um dos principais desafios no controle da mosca-branca é sua resistência a diversos grupos químicos. No entanto, uma solução inovadora vem à tona, oferecendo uma abordagem mais eficaz e sustentável para os cotonicultores. A EMBRAPA e a multinacional Lallemand Plant Care desenvolveram um bioinseticida formulado a partir de cepa exclusiva do fungo Cordyceps javanica. Este bioinseticida, o Lalguard JAVA, demonstrou alta eficiência no controle de ninfas e adultos da mosca-branca.

A renomada entomologista e pesquisadora da EMBRAPA ARROZ E FEIJÃO doutora Eliane Quintela, envolvida no desenvolvimento do Lalguard Java, afirma que “esta inovação confere proteção às plantas de maneira segura para o produtor, consumidores e para o ambiente agrícola. Comprovamos por um amplo estudo que o Cordyceps javanica apresenta ótima resistência a temperaturas elevadas, o que permite sua utilização em todo o Brasil. Além disso, se apresenta como uma excelente ferramenta no combate a resistência aos químicos e tem um baixo impacto sobre insetos benéficos às lavouras, apresentando-se como uma excelente alternativa aos defensivos químicos tradicionais.” Tais características conferem grandes benefícios para a cultura, evitando desequilíbrio no desenvolvimento inicial.

Diante dessas descobertas, a cadeia de produção do algodão se vê diante de um novo horizonte, com maior proteção das lavouras, maior eficiência agronômica e integração de ferramentas biológicas. O Lalguard Java representa não apenas uma solução, mas um passo significativo em direção a um futuro mais promissor para a produção de algodão, destacando-se como um exemplo de inovação e sustentabilidade na agricultura.


Foto: Ronnie Pereira

Notícias relacionadas
© Estudo revela presença de agrotóxicos em água da chuva em cidades paulistas, incluindo substâncias proibidas no Brasil

Estudo revela presença de agrotóxicos em água da chuva em cidades paulistas, incluindo substâncias proibidas no Brasil

© Restrições a defensivos químicos ameaçam agricultura na Europa, aponta especialista

Restrições a defensivos químicos ameaçam agricultura na Europa, aponta especialista

© Área tratada por defensivos agrícolas no Brasil cresce 9,2% em 2024

Área tratada por defensivos agrícolas no Brasil cresce 9,2% em 2024

© Morte de abelhas leva a Polícia Científica do Paraná a identificar agrotóxico usado irregularmente no Brasil

Morte de abelhas leva a Polícia Científica do Paraná a identificar agrotóxico usado irregularmente no Brasil

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook