Mais de 60 especialistas do setor sucroenergético, entre moderadores e palestrantes de vários países, estarão reunidos nos dias 23 e 24 de outubro na 23ª Conferência DATAGRO sobre Açúcar e Etanol, em São Paulo. O tradicional evento acontece anualmente e discute o futuro dos biocombustíveis, em especial o etanol brasileiro como alternativa energética estratégica para o cumprimento do Acordo de Paris.
O presidente da ORPLANA - Organização das Associações de Produtores de Cana do Brasil, Gustavo Rattes, participa da cerimônia de abertura. “Vamos compartilhar nossas perspectivas e compromissos em relação ao setor sucroenergético e destacar a nossa missão de defender os direitos dos produtores de cana-de-açúcar, a busca pela inclusão e a justa participação dos mesmos no mercado de baixo carbono. Reconhecemos a importância do evento e entendemos a necessidade de mantermos um diálogo construtivo”, adianta.
Também estão confirmados na solenidade o Vice-Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; o Secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Cid Jorge Caldas; e o Coordenador de Cana, Açúcar e Etanol do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Luís de Mendonça; além de outras autoridades.
A conferência é realizada de forma híbrida e conta com painéis dedicados a análises e perspectivas dos mercados brasileiros e global de açúcar e etanol para as safras 2023/2024 e 2024/25, além de outros temas como a expansão do uso do etanol no mundo, novas tecnologias de aproveitamento energético e a revolução tecnológica no campo, por meio de insumos tradicionais e biológicos.