A UPL Ltd. (NSE: UPL, BSE: 512070, LSE: UPLL), fornecedora global de soluções agrícolas sustentáveis, assumiu a terceira posição entre as maiores empresas do mercado de milho safrinha no Brasil. O resultado refere-se à safra de 2023 e consta de relatório sobre culturas produzido pela Kynetec, consultoria especializada em pesquisa de mercado. Destaque ao fungicida Tridium®, líder em "stroby mix + protetores".
De acordo com o levantamento, a UPL detém 10,8% do mercado em dólar. Em relação à safra de 2022 – quando a empresa figurava na quinta posição do ranking – houve crescimento de 1,9 ponto percentual. Em termos de inseticidas, a UPL é líder pelo terceiro ano consecutivo, com 26,44% do mercado em 2023 – 11,84 pontos percentuais acima da segunda colocada indicada.
Rogério Castro, CEO da UPL Brasil, afirma: "Soluções inovadoras e sustentáveis e relacionamento próximo com os agricultores contribuem para impulsionar nosso crescimento no mercado de milho safrinha. Temos orgulho de contribuir com tecnologias eficazes para aumentar a rentabilidade e a qualidade dos produtos de nossos parceiros, proporcionando alimentos saudáveis e seguros para a população".
Tridium® conquistou a liderança no segmento de stroby mix + protetores com 61% de market share. Além disso, se tornou o terceiro principal fungicida premium na cultura do milho, segmento que vem crescendo safra após safra com o investimento em tecnologia. Tridium® é um fungicida com ação sistêmica e multissítio para a máxima eficiência na proteção dos cultivos.
Entre as demais soluções que contribíram para a conquista da UPL estão Sperto® e Feroce®. Com composições diferenciadas, ambos representam excelentes opções de manejo contra insetos sugadores. O primeiro possui o melhor choque da categoria. O segundo, lançado recentemente, amplia rapidamente o seu espaço no mercado, em razão do duplo mecanismo de ação, choque extremo e controle por supressão. Ambos têm registro para aplicação aérea.
Cristiano Figueiredo, CCO da UPL Brasil, destaca: "Essa conquista soma-se a outras duas. Recentemente, nos tornamos líderes em inseticidas para soja e milho, segundo a mesma consultoria. Isso indica que nossa estratégia dialoga com as necessidades dos agricultores e efetivamente resolve os seus problemas. Esperamos ampliar cada vez mais nossas parcerias em todas as regiões do país".
Os indicadores da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estimam em 95 milhões de toneladas a produção do milho de segunda safra, em 2022. Esse volume representa cerca de 77% do total colhido. O milho safrinha é cultivado após o plantio de verão e cresce em razão das oportunidades que essa janela agrícola proporciona.